Geral

Serviço de reparo está completo, reabastecimento acontece durante esta terça e quarta-feira

Profissionais da Casan trabalharam por quase 18 horas ininterruptas para resolver o problema.

Foto: Willians Biehl

Dezenas de técnicos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan trabalharam por quase 18 horas seguidas para solucionar dois problemas nos dutos que levam água bruta da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, até a estação de tratamento no bairro São Defende, em Criciúma.

Os problemas, que iniciaram por volta das 15h dessa segunda-feira (3), foram dois. Um novo rompimento na tubulação de fibra de 600 mm foi registrado a poucos metros do ocorrido na última sexta-feira (30), na altura do bairro Picadão, em Nova Veneza. O segundo problema aconteceu quando técnicos fechavam uma válvula na estação de bombeamento no mesmo bairro para poder consertar a tubulação. Um anel de vedação do equipamento também se rompeu, prejudicando o abastecimento dos municípios de Nova Veneza, Criciúma, Forquilhinha, Siderópolis, Maracajá e parte de Içara.

A dificuldade com a válvula foi resolvida por volta das 4 horas. Já o reparo na tubulação foi completamente finalizado por volta das 8 horas desta terça-feira. A expectativa é que o abastecimento em Nova Veneza deva ocorrer até o início da tarde de hoje, já a volta total do sistema em toda a região somente na quarta-feira.

Troca da tubulação de fibra

Conforme edital já realizado pela Casan, está prevista a implantação de uma nova tubulação de 800 mm construída em ferro fundido, no trecho que passa pelo bairro picadão em Nova Veneza, até a estação de tratamento no bairro São Defende, em Criciúma, deixando como reserva a problemática tubulação de fibra. A expectativa é que a obra inicie em janeiro de 2019.

Com informações do Portal Veneza

Notícias Relacionadas

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Estado anuncia R$ 8 milhões para recuperação de ruas de Criciúma que passam por obras da Casan

Em Criciúma o sistema de saneamento básico está sendo ampliado no Bairro São Luiz.

Município de Braço do Norte pede revisão de contas de água e esgoto da Casan na Justiça

O prefeito salientou ainda que a Casan extrapolou o período máximo de 33 dias para a aferição das medidas, o que está em desacordo com o contrato.

Comissão é criada para apurar possíveis descumprimentos contratuais da Casan em Braço do Norte

Na prática a comissão terá como atribuição acompanhar, relatar e emitir parecer quanto a auditoria que deverá ser realizada por uma empresa ou profissional especializado que será contratado para analisar o contrato.