Geral

Serviços do Centro Obstétrico do Hospital São José estão temporariamente suspensos

Segundo o diretor da instituição, berços estão lotados

O Hospital São José, em Criciúma, comunicou na manhã desta sexta-feira (31), que suspenderá temporariamente os serviços do Centro Obstétrico da instituição. A medida foi tomada devido à lotação da maternidade e a falta de leitos. Segundo o diretor do hospital, Agenor Silvestre, o centro conta atualmente com seis berços normais, dois berços aquecidos e cinco incubadoras.

"Quando a criança nasce em estado grave de saúde, é levada diretamente para a incubadora. Quando o caso é menos grave elas vão para o leito aquecido e as outras vão para os berços normais. No momento todos os leitos estão ocupados, então precisamos de um tempo para regularizar a situação", explica Silvestre.

Conforme o site Engeplus, o diretor afirma que em cerca de três a quatro dias a situação deve estar normalizada. Neste meio tempo, as grávidas devem se dirigir a outros hospitais com maternidades na região. "Normalmente temos 250 partos por mês, mas a suspensão é sazonal. Em três ou quatro dias os bebês que estão nas incubadoras devem sair, e com isso os leitos serão liberados para outras crianças", explica.

A direção do hospital enviou uma carta ao Gerente Regional de Saúde, para que as devidas providências sejam tomadas. A carta contém o pedido de que a gerência oriente as gestantes a procurarem outras maternidades momentaneamente.