Geral

Servidor público e empresários que desviaram recursos da saúde pública de Lauro Müller são condenados

O esquema criminoso foi registrado entre os anos de 2010 e 2012 e resultou em prejuízo superior a R$ 700 mil em valores da época.

Divulgação/TJSC

A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em matéria sob relatoria do desembargador Antônio Zoldan da Veiga, confirmou condenação de servidor público e empresários que, juntos, promoveram desvios de recursos públicos na área da saúde no município de Lauro Müller. O esquema criminoso foi registrado entre os anos de 2010 e 2012 e resultou em prejuízo superior a R$ 700 mil em valores da época.

Com acolhimento parcial do apelo e pequenas adequações na dosimetria das reprimendas, quatro réus restaram condenados a penas que, somadas, alcançaram 45 anos de reclusão. O servidor público, que ocupava o cargo de diretor de compras do município, teve a pena mais elevada, de 21 anos, 10 meses e 24 dias de reclusão, em regime fechado. As condenações dos empresários variaram de quatro anos e 10 meses até 12 anos e oito meses – esta última também em regime fechado. Todos ainda vão pagar multas sobre os v​alores desviados.

Segundo denúncia do Ministério Público, em conluio de vontades e previamente acertados, os integrantes do grupo utilizavam notas fiscais falsas para atestar a entrega de medicamentos e produtos hospitalares em quantidades superiores aquelas efetivamente disponibilizadas e promoviam entre si a divisão dos recursos irregularmente sacados dos cofres públicos. A decisão foi unânime (Apelação Criminal n. 0000547-76.2013.8.24.0087).​

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

STF autoriza SC a utilizar recursos do pagamento da dívida com a União no enfrentamento da Covid-19

O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) para garantir que a União deixe de aplicar qualquer tipo de penalidade ao estado em razão da suspensão dos pagamentos.

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Lauro Müller terá central para tirar dúvidas quanto à movimentação do FGTS Saque Calamidade

Para o atendimento presencial é preciso seguir as normas de segurança e higiene frente a pandemia de Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de (ao menos) 1,5 metro entre cada pessoa e uso de álcool em gel.