Geral

Servidores do Samu de Orleans recebem uniformes novos

A entrega foi feita pela administração municipal nesta quinta-feira (30)

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Os servidores do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Orleans receberam 10 novos uniformes. A entrega foi realizada após a passagem de cargo do secretário de Saúde nesta quinta-feira (30). Participaram da entrega o prefeito Jorge Koch, o vice-prefeito Mário Coan, o secretário interino de saúde, Murilo Debiasi Ferrareis, e a coordenadora do Samu, Karla Pickler Cunha.

Cada kit de uniforme é composto de um macacão, um par de botinas, uma capa de chuva, uma jaqueta, um boné, duas camisetas e a tarja com a função, a tipagem sanguínea e o nome de cada funcionário do Samu. Atualmente, Orleans conta com cinco condutores socorristas e cinco técnicos de enfermagem.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

A coordenadora do Samu, Karla Pickler Cunha, falou da importância do trabalho desses profissionais durante o combate ao novo coronavírus. “O Samu serve 24h a população, sempre buscando uma assistência em caráter emergencial ou de urgência. A partir da pandemia, todo o tipo de atendimento está requerendo uma série novos modelos e protocolos epidemiológicos. Entendemos a importância de os profissionais de saúde estarem extremamente informados sobre a pandemia e os riscos de transmissão do Covid-19, tanto quanto o tipo de assistência que eles vão dar aos pacientes”, ressaltou a coordenadora.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Karla ainda falou dos cuidados que os profissionais estão tendo com a realização dos atendimentos. “Realmente é um momento inusitado para o Samu, porque eles têm uma preocupação muito maior com o uso de equipamentos de proteção individual e a própria desinfecção da ambulância após um atendimento de paciente com suspeita de Covid-19, que também requer um protocolo especial. Toda a organização do serviço também foi modificada em função da pandemia. Também monitoramos através dos testes rápidos todos os funcionários. Temos todo o cuidado necessário para que eles não se contaminem e possam dar uma assistência muito adequada aos pacientes nesse momento importante de pandemia”, detalhou.

O Samu completa 10 anos de atendimentos em 2021 e a coordenadora destaca que o trabalho desenvolvido pelos profissionais é “incansável e requer uma atenção muito especial”. O Samu de Orleans, além de cuidar do município, também atende a região do entorno, como Pedras Grandes, Urussanga, Cocal do Sul e presta apoio ao Samu de Lauro Müller.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Notícias Relacionadas

307 escolas da rede estadual recebem lousas digitais para tornar o ensino mais interativo e tecnológico

A expectativa é de que 141 mil estudantes poderão aprender de forma mais interativa e interessante com os equipamentos, durante as atividades virtuais ou no retorno das atividades presenciais.

Adeus vício: participantes do grupo de Tratamento do Tabagismo de Siderópolis recebem certificados

Esse grupo foi o primeiro realizado nesse ano. O segundo grupo já está com inscrições abertas.

Pacientes e colaboradores do HSJosé recebem gesto de carinho por meio da música no dia de páscoa

Em tempos difíceis, simples ações de reconhecimento trazem conforto aos pacientes e pessoas que trabalham em Instituições de saúde

Governo de Lauro Müller injeta R$ 5,3 milhões na economia local com pagamentos finais de 2018

Com encargos, o montante a ser pago chega a R$ 7,2 milhões