Geral

Servidores do Samu de Orleans recebem uniformes novos

A entrega foi feita pela administração municipal nesta quinta-feira (30)

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Os servidores do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Orleans receberam 10 novos uniformes. A entrega foi realizada após a passagem de cargo do secretário de Saúde nesta quinta-feira (30). Participaram da entrega o prefeito Jorge Koch, o vice-prefeito Mário Coan, o secretário interino de saúde, Murilo Debiasi Ferrareis, e a coordenadora do Samu, Karla Pickler Cunha.

Cada kit de uniforme é composto de um macacão, um par de botinas, uma capa de chuva, uma jaqueta, um boné, duas camisetas e a tarja com a função, a tipagem sanguínea e o nome de cada funcionário do Samu. Atualmente, Orleans conta com cinco condutores socorristas e cinco técnicos de enfermagem.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

A coordenadora do Samu, Karla Pickler Cunha, falou da importância do trabalho desses profissionais durante o combate ao novo coronavírus. “O Samu serve 24h a população, sempre buscando uma assistência em caráter emergencial ou de urgência. A partir da pandemia, todo o tipo de atendimento está requerendo uma série novos modelos e protocolos epidemiológicos. Entendemos a importância de os profissionais de saúde estarem extremamente informados sobre a pandemia e os riscos de transmissão do Covid-19, tanto quanto o tipo de assistência que eles vão dar aos pacientes”, ressaltou a coordenadora.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Karla ainda falou dos cuidados que os profissionais estão tendo com a realização dos atendimentos. “Realmente é um momento inusitado para o Samu, porque eles têm uma preocupação muito maior com o uso de equipamentos de proteção individual e a própria desinfecção da ambulância após um atendimento de paciente com suspeita de Covid-19, que também requer um protocolo especial. Toda a organização do serviço também foi modificada em função da pandemia. Também monitoramos através dos testes rápidos todos os funcionários. Temos todo o cuidado necessário para que eles não se contaminem e possam dar uma assistência muito adequada aos pacientes nesse momento importante de pandemia”, detalhou.

O Samu completa 10 anos de atendimentos em 2021 e a coordenadora destaca que o trabalho desenvolvido pelos profissionais é “incansável e requer uma atenção muito especial”. O Samu de Orleans, além de cuidar do município, também atende a região do entorno, como Pedras Grandes, Urussanga, Cocal do Sul e presta apoio ao Samu de Lauro Müller.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Notícias Relacionadas

Adeus vício: participantes do grupo de Tratamento do Tabagismo de Siderópolis recebem certificados

Esse grupo foi o primeiro realizado nesse ano. O segundo grupo já está com inscrições abertas.

Pacientes e colaboradores do HSJosé recebem gesto de carinho por meio da música no dia de páscoa

Em tempos difíceis, simples ações de reconhecimento trazem conforto aos pacientes e pessoas que trabalham em Instituições de saúde

Governo quer ampliar número de municípios que recebem venezuelanos

Protocolo de intenções foi assinado nesta quarta com agências da ONU

Administração Municipal de Orleans envia projeto de aumento aos servidores para votação na Câmara

Proposta do executivo é de aumento de 5,07% e mais 20% no vale-alimentação