Economia

Servidores municipais de Pedras Grandes fazem ato e paralisam atividades nesta quarta-feira

Os servidores municipais de Pedras Grandes realizaram um ato de protesto das 7h às 13h, com uma passeata até a Prefeitura.

Além disso, as atividades foram paralisadas durante toda esta quarta-feira (4). Quase 50 trabalhadores aderiram ao movimento. Isso representa um quarto do quadro total dos funcionários, que totaliza aproximadamente 200 pessoas contratadas.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Educação da Rede Municipal de Tubarão – Sintermut, Laura Isabel Guimarães Oppa, explica que o objetivo é manifestar contra o impasse no acordo com a Administração Municipal em relação ao reajuste salarial.  “A proposta do governo é de pagar o parcelamento do reajuste conforme o INPC, de 11,28%, em três vezes. Fizemos algumas tentativas. Na primeira, a proposta era em parcela única. Na segunda, em duas parcelas. Na terceira, que fossem três parcelas, desde que a última fosse em setembro. O governo não aceitou e nós tivemos que paralisar”, explicou.

Segundo a presidente, um Projeto de Lei foi enviado para a Câmara de Vereadores. Entretanto, ele não condiz com nenhum acordo feito entre ambas as partes interessadas. “Eles querem pagar as parcelas em maio, agosto e novembro. Contudo, a própria lei que o prefeito sancionou falava do reajuste em fevereiro. Ou seja, estamos com defasagem, com uma perda salarial, desde fevereiro deste ano. Na segunda-feira, iremos acompanhar a sessão da Câmara. A partir daí, os próximos passos serão decididos, veremos se entraremos em greve ou se iremos suspender e normalizar a situação”. 

Um abaixo-assinado com 70% de adesão dos servidores foi elaborado com o objetivo de que o Projeto de Lei seja rejeitado pelos vereadores.

Laura afirma que a alegação da Prefeitura é a falta de recurso. Contudo, segundo ela, a crise não acometeu o município de Pedras Grandes. “A gente tem na folha 50,86%, então há ainda um limite de até 54% que pode ser usado com folha de pagamento”, esclareceu.

Ainda conforme a presidente, servidores das áreas da saúde, educação, garagem, obras, agricultura e social participaram do ato realizado hoje.

[soliloquy id=”177560″]