Saúde

Sesc Saúde movimenta corredores do Criciúma Shopping

Ação deste mês foi em alusão ao Outubro Rosa e contou com orientações sobre câncer

Foto: Amanda Tesman

Foto: Amanda Tesman

Após mais um dia de trabalho, a cozinheira Santa Delcanali, de 63 anos, se preparava para retornar para casa. Antes, porém, a convite de uma amiga, ela aproveitou a presença dos profissionais da área da saúde, que trabalhavam em mais uma edição do Sesc Saúde, no Criciúma Shopping, na tarde de ontem, para fazer alguns exames. "Às vezes a gente relaxa, deixa de cuidar da saúde como deveria. Uma ação como essa serve para chamar a nossa atenção e mostrar que devemos nos cuidar sempre", enfatiza a senhora.

Desde o início dos trabalhos, por volta das 14 horas, o movimento já era grande e, de acordo com a técnica de educação em saúde do Sesc, Silvia Maria da Silva, até o encerramento, às 21 horas, ele só aumentou. "Em todas as ações que realizamos no Shopping, o fluxo é sempre grande. Há movimento o dia inteiro. Mas depois das 18 horas é que costuma encher. Muitas pessoas saem do trabalho e aproveitam para vir participar da nossa ação", comenta ela, acrescentando que por edição, a média de público é de 120 pessoas.

Rede Feminina faz parte da ação

O evento deste mês recebeu um colorido especial com a presença da Rede Feminina de Combate ao Câncer. As voluntárias abordavam os clientes do empreendimento para alertar sobre a doença e colocar a fitinha em alusão ao "Outubro Rosa". A pedagoga Mareli Silva, de 50 anos, e as filhas aderiram a campanha. "Muito boa a iniciativa. Passeando pelo Shopping elas nos despertam para os cuidados que devemos ter com a saúde. Nem sempre cuidamos dele como deveríamos", observa ela, que aproveitou também para fazer o teste de visão e glicemia. Conforme Silvia, o Sesc Saúde tem como principal objetivo a promoção da saúde.

De acordo com a coordenadora social da Rede Feminina, Dilma de Souza Pacheco, ainda há muita falta de informação sobre o assunto. "Apesar de tudo, muitas pessoas ainda precisam de orientação. Por isso aderimos a essas ações sempre que temos a oportunidade, pois elas são muito boas para conversarmos com as pessoas e as deixarmos conscientes sobre a doença", frisa.

A ação deste mês contou ainda com a presença das profissionais da Secretaria de Saúde de Criciúma, que realizaram teste rápido de sífilis e repassaram informações referentes à sexualidade, Centro de Valorização a Vida (CVV), Alcoólicos Anônimos (AA) e entre outros.  O próximo Sesc Saúde acontece em 25 de novembro. Na ocasião, Silvia antecipa que haverá teste de colesterol. "É mais um novidade que iremos trazer para este ano. O legal é que com o mesmo pique iremos fazer o teste de glicemia e colesterol", coloca.

Colaboração: Amanda Tesman/Ápice Comunicação