Saúde

SESI disponibiliza mais de 35 mil doses da vacina contra o vírus da gripe

Foto: Douglas Saviato

Foto: Douglas Saviato

A campanha de vacinação contra o vírus influenza (gripe) lançada pelo Governo Federal em todo o país iniciou na última segunda-feira, dia 4, e se estende até o próximo dia 22 de maio. Desde o início da campanha, o SESI disponibiliza aos trabalhadores da indústria, seus dependentes e para a comunidade em geral a partir dos 9 anos de idade doses da vacina. No entanto, a campanha desenvolvida pelo SESI ocorre até o dia 5 do próximo mês.

Para a região de Criciúma são 21.518 doses disponíveis e para a região de Tubarão 8.725. Já na abrangência dos municípios de Orleans e Braço do Norte são 4.852 vacinas, totalizando mais de 35 mil doses nas quatro cidades.

Conforme a coordenadora de promoção de saúde e bem estar do SESI, Fabrícia Alves Rodrigues, a empresa que aderiu a campanha através de inscrição no site e tem no mínimo 15 trabalhadores e local adequado para a aplicação das vacinas, o procedimento poderá ser realizado no próprio local de trabalho. As demais empresas precisam ir até o SESI de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 19 horas, sem fechar ao meio-dia.

Neste sábado, dia 9, é o “Dia V” da Campanha de Vacinação. As unidades de Criciúma e Tubarão estarão abertas, das 8 horas às 17 horas, com várias atividades, além da vacina da gripe. Serão disponibilizadas verificação de pressão, avaliações físicas, avaliação bucal, orientação nutricional entre outras atividades gratuitas. Já em Orleans, a unidade estará em funcionamento, das 8 horas às 11h30min, e, em Braço do Norte, das 13h30min às 16h30min, apenas com a vacina da gripe.

Conforme a diretora regional do SESI, Jovilde Parisotto, o estímulo para a vacinação é essencial aos trabalhadores, pois evita as complicações e as decorrentes internações por causa do vírus influenza. Segundo Jovilde, o trabalhador imunizado reduz a abstenção ao trabalho, melhora a imunidade individual e coletiva e contribui para melhorar a competitividade das indústrias catarinenses.

Em Criciúma, 303 indústrias aderiram à campanha e em Tubarão 174. Já em Braço do Norte e Orleans 87 indústrias participarão da campanha.

Como evitar a gripe – Lave e higienize as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento; ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço; evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienize as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; mantenha os ambientes bem ventilados; e evite contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.

Colaboração: Douglas Saviato/Novo Texto Comunicação