Poder Legislativo

Sessão dos vereadores foi marcada por cobranças e críticas ao executivo

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Lauro Müller desta segunda-feira (6) foi marcada pelos pronunciamentos na Tribuna dos vereadores, a maioria deles criticando a atual administração.

O vereador Alan Jung Crocetta (PSD) ressaltou sua felicidade por saber que no ano de 2014, o município de Lauro Müller contratou mais do que demitiu, segundo informou o jornal O Semanário. “Foram criados 248 novos empregos no ano passado, média que bateu o recorde de 2010, quando foram criadas 161 vagas. Isso é o reflexo do trabalho da atual administração que têm adotado uma série de medidas para o desenvolvimento econômico de Lauro Müller”, comentou Crocetta.

Ronaldo da Silva, o Gaguinho (PP) reclamou que o Executivo Municipal não atende as indicações dos vereadores, especialmente as suas. “Já fiz vários pedidos nesta Casa, mas não estão sendo atendidos, como por exemplo: a reforma das pontes penseis, a limpeza da Rua 09 de Abril, a coleta de lixo e a iluminação pública na Rua Padre José de Anchieta, a reforma de calçamentos, entre tantas outras”, destacou Gaguinho.

Se dirigindo para um grande número de jovens integrantes do grupo de teatro Arte & Resgate, que estava no plenário, o vereador Helder Velho (PMDB) registrou que o projeto declarando a associação de utilidade pública não seria votado, por que ainda não havia entrado na Casa. Também comentou sobre a posse da nova diretoria da Cooperagroserra, falando que soube que a nova direção da cooperativa pretende fazer um estudo para saber se realmente é viável a construção da usina de laticínios. Para o vereador a atual administração está mentindo para o povo, querendo que as mentiras passem por verdades. “Não adianta quererem dizer que está bom, quando todo mundo está vendo, que na verdade, está é ruim. Parece que o atual governo, mora em um município de fantasias, porque para eles tudo está bom, mas a realidade não é essa”, disparou Velho, que apresentou dados que mostram um crescimento substancial da arrecadação de Lauro Müller nos últimos dois anos.

A vereadora Ema Hofmann Benedet (PMDB) pediu que o departamento de engenharia da prefeitura reavaliasse o projeto de ampliação da unidade de saúde do Bairro Sumaré. “Fiquei espantada com as medidas das salas em construção, pois se entrar de frente tem que sair de ré. Se colocar uma maca, a enfermeira não consegue entrar, pois o corredor ficou muito estreito”, relatou a vereadora, que também comentou sobre um processo que tramita na justiça para anulação do concurso público da prefeitura de Lauro Müller relativo ao ano de 2010. Ema também criticou a atitude de um profissional médico que ao atender um paciente com início de trombose nas pernas, teria dito ao mesmo que ele estava bem e que só queria um atestado para não trabalhar. “Esse paciente procurou um médico em Criciúma que o diagnosticou com trombose. O médico que o atendeu aqui em Lauro Müller fez pouco caso da doença dele. Cadê o respeito com o ser humano”, desabafou, pedindo que o diretor do Hospital Henrique Lage tome as devidas providências.

Everaldo Ferreira da Silva (PMDB) solicitou ao secretário de Obras que recupere a Rua Mané Vico, em Mina Nova, pois a situação da via pública é bastante precária. Voltou a cobrar a construção de abrigos para passageiros de ônibus. “Todos os vereadores já fizeram indicações pedindo um abrigo ou outro, mas infelizmente até hoje nenhum foi atendido. Essa semana vi no jornal O Semanário, um senhor, cobrindo um abrigo no Guatá de Baixo com folhas de bananeiras. Isso é triste pra nós, porque estamos cobrando do Executivo, mas não somos atendidos”, destacou. O vereador do PMDB também registrou sua felicidade por saber que o presidente do PMDB e empresário Alexandre Guimarães, conseguiu na justiça a liberação para o término da obra de construção do posto de combustíveis Castelo. Disse que esse empreendimento vai contribuir para o desenvolvimento do município, gerando emprego e renda.

Expediente

Projeto de Lei Ordinária nº 12/2015, do Executivo Municipal, que "AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A TRANSFERIR RECURSOS FINANCEIROS, MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO À ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E ESPORTIVA SÊNIOR LAURO MÜLLER DO MUNICÍPIO DE LAURO MÜLLER E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Projeto de Lei Ordinária nº 13/2015, do Executivo Municipal, que "DISPÕE SOBRE A REALIZAÇÃO DO EXAME DE OXIMETRIA DE PULSO (TESTE DO CORAÇÃOZINHO) NO HOSPITAL MUNICIPAL HENRIQUE LAGE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Projeto de Lei Ordinária nº 14/2015, do Executivo Municipal, que "AUTORIZA A CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM A EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA E EXTENSÃO RURAL DE SANTA CATARINA – EPAGRI.

Projeto de Lei Ordinária nº 15/2015, de autoria do Vereador Alan Jung Crocetta, que "DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL O LIONS CLUBE DE LAURO MÜLLER E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Projeto de Lei Ordinária nº 16/2015, de autoria do Vereador Alan Jung Crocetta, que "DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO, COMPOSIÇÃO, COMPETÊNCIA E FUNCIONAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE NO MUNICÍPIO DE LAURO MÜLLER E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS”.

Indicações

Nº 45/2015 dos Vereadores Ronaldo da Silva e Manoel Leandro Filho, que sejam pavimentado com lajotas os corredores entre as sepulturas no Cemitério Santa Clara do Distrito de Guatá.

Nº 46/2015 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, Recuperação da camada asfáltica na Rua Prefeito Flávio Righetto, no trecho próximo a Escola Municipal Hilário Pescador, bairro Sumaré.

Nº 47/2015 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, Patrolar e revestir com areão a Rua Paulo Dalponte na margem esquerda do Rio Tubarão, iniciando no bairro Sumaré até a localidade de Quilômetro Cento e Sete.

Nº 48/2015 do Vereador Everaldo Ferreira da Silva, que sejam efetuados serviços de limpeza e revitalização do Estádio "Batista Righetto" e a construção de uma pista de atletismo ao redor do mesmo, em Barro Branco. Justificativa: Aquela praça esportiva encontra-se completamente abandonada, com o mato invadindo o gramado e sem quaisquer condições de prática esportiva.

Nº 49/2015 do Vereador Everaldo Ferreira da Silva, colocação de quatro tubos na transversal para o escoamento da água pluvial da estrada geral, próximo a Capela de Rio da Vaca.

Nº 50/2015 do Vereador Helder Velho, recuperação do calçamento na Rua Dr. Portela, trecho defronte ao Supermercado Loli, Bairro Cairú.

Nº 51/2015 do Vereador Ronaldo da Silva, que sejam restaurados os pavimentos em lajotas de todas as ruas do Bairro Arizona.

Nº 52/2015 do Vereador Ronaldo da Silva, Que seja refeito a "boca de lobo" da caixa de coleta de águas pluviais em frente ao estabelecimento "Equipacar Veículos" na Rua Antonio Madeira, no Bairro Arizona.

Nº 53/2015 do Vereador Helder Velho, providenciar a recuperação da camada asfáltica na Rua Olívia Nesi Rita, no Bairro Santa Bárbara. Justificativa: A pavimentação desta via pública apresenta inúmeros buracos, o que está dificultando o trânsito e causando uma série de transtornos, inclusive risco de acidentes, pois para desviar dos buracos, os veículos invadem a contramão.

Requerimento

Nº 11/2015 do Vereador Ronaldo da Silva, envio de ofício ao superintendente regional do Deinfra de Criciúma, Senhor Lourival Pizollo, solicitando reparos na iluminação pública na Rodovia SC-390, na Serra do Rio do Rastro, bem como roçada nas margens da referida estrada.

Pedido de Informações

Nº 8/2015 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, informar a esta Casa, qual o montante de recursos destinado pelo Governo Federal para manutenção dos clubes de idosos do município de Lauro Müller no ano de 2014 e nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015; qual o montante de recursos próprios aplicados pelo município de Lauro Müller nos clubes de idosos no ano de 2014 e nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015; e quais os clubes de idosos do município que receberam recursos para suas atividades e o valor dos mesmos, especificando se foi verba do município ou do Governo Federal, referente ao ano de 2014 e meses de janeiro a março de 2015.

Confira no áudio abaixo a sessão na íntegra.