Saúde

Setembro Amarelo: CAPS de Orleans conscientiza sobre a prevenção do suicídio

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Orleans aderiu à campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O objetivo é alertar a população sobre as formas de prevenção. As ações ocorrem durante todo o mês. Contudo, 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A coordenadora e a psicóloga do CAPS I de Orleans, Vanessa Alexandre Tezza e Carmina Debiasi Carminati, destacam que é importante conscientizar as pessoas sobre a importância de discutir o suicídio, tema muitas vezes tido como tabu na sociedade. Elas afirmam ainda que a depressão é uma das principais causas tanto da ideia suicida quanto do próprio suicídio.

Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS apontam que é possível prevenir o suicídio em 90% dos casos. Ou seja, nove de cada dez situações. “Isso porque estão ligados à patologias de ordem mentais, que, assim como a depressão, podem ser diagnosticadas e tratadas”, explicou Vanessa.

A coordenadora conta ainda que, além dos CAPS, existem outras maneiras de procurar ajuda. Entre elas, o Centro de Valorização da Vida – CVV, que, desde 1962, realiza um trabalho voluntário de apoio emocional e prevenção do suicídio pelo telefone 141 e, mais recentemente, pelo site http://www.cvv.org.br/site/chat.html.

“A identificação de pessoas vulneráveis à depressão, com ideias suicidas, só poderá ser diagnosticada por profissionais especializados, a partir da escuta, observação e avaliação de uma equipe multiprofissional. A partir do momento em que é identificado esse tipo de ideia e tentativa, partimos para uma ação conjunta de atenção, orientação e tratamento psicoterápico, medicamentoso e psiquiátrico”, frisou.

Por isso, a profissional afirma que os familiares e amigos são fundamentais. “São de extrema importância na evolução e melhora dos pacientes. Poderíamos afirmar que boa parte dessas vítimas, que de forma tão violenta acabam com suas vidas, estariam entre a sociedade e com seus familiares, planejando e executando seus sonhos, se soubessem como agir frente aos sinais da depressão e de outras psicopatologias associadas”.

Como identificar

É importante ficar atento a alguns comportamentos. Entre eles, estão o isolamento social, o desinteresse generalizado, angústia e aflição, baixo rendimento escolar ou produtividade. Além da depressão, transtornos relacionados ao uso de substâncias, esquizofrenia e transtornos de personalidade estão entre as psicopatologias associadas ao suicídio.

“Ao longo de toda a reforma psiquiátrica, profissionais da atenção psicossocial tem dado mais enfoque à causa, aja visto os altos índices de suicídios em nossa região e em todo mundo. Falar sobre a depressão nem sempre é fácil e tão simples, geralmente os pacientes não falam sobre seus sentimentos e emoções internas, o que faz com que nosso trabalho como psicólogos seja significante, assim como a contribuição de familiares e amigos como agentes terapêuticos nesta causa”, finalizou Vanessa.

Para mais informações, o telefone do CAPS de Orleans é (48) 3466-4947.

[soliloquy id=”190959″]