Saúde

Setembro roxo alerta sobre importância do diagnóstico precoce da fibrose cística

O mês de setembro foi escolhido para lembrar a fibrose cística, pois 05 de setembro marca a passagem do Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da doença e o dia 08 de setembro é o Dia Mundial da Fibrose Cística.

Divulgação/Prefeitura de Lauro Müller

O setembro roxo, mês de divulgação da Fibrose Cística, serve de alerta para a população conhecer os sintomas do problema e a importância de realizar o diagnóstico precoce. Apesar de não possuir cura, o tratamento adequado proporciona ao paciente uma maior qualidade de vida. Atingindo cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, a fibrose cística é a doença genética rara mais comum da raça branca.

Em Lauro Müller, há o caso do pequeno Lorenzo, de apenas 1 ano e três meses, do distrito de Guatá. Conforme a mãe, Josiele, logo nos primeiros dias de vida, ao fazer o teste do pezinho, ele foi diagnosticado com a doença. “Ele vai ter uma vida normal, mas deve continuar com o tratamento para o resto da vida”, alertou a mãe que conta com total apoio da Secretaria Municipal de Saúde do município.

A fibrose tem origem genética e é causada por uma mutação em um gene especifico do cromossomo 7. É necessário que o gene esteja alterado nos dois cromossomos, aquele recebido do pai e o recebido da mãe, para que ocorra a doença. Trata-se de uma doença complexa, que afeta múltiplos órgãos, e para cada órgão tem-se um tratamento.

O cloro é um componente do sal e o sal puxa água, quando a pessoa não tem a secreção de cloro adequada, o sal e a água também ficam reduzidos tornando as secreções mais grossas. O fato ocorre com todas as glândulas do corpo, sejam as glândulas que produzem muco no pulmão, no nariz, nos seios da face, sejam as glândulas que produzem suor ou ainda as que produzem as enzimas que realizam a digestão dos alimentos. No fígado, a produção da bile também fica mais grossa.

O mês de setembro foi escolhido para lembrar a fibrose cística, pois 05 de setembro marca a passagem do Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da doença e o dia 08 de setembro é o Dia Mundial da Fibrose Cística. Foi nessa data que, em 1989, foi publicada na Revista Science a descoberta do gene causador da doença, o CFTR.

Notícias Relacionadas

Cidasc emite comunicado sobre proibição de fabricação, comércio, prescrição e uso do herbicida Paraquat no Brasil

A reavaliação toxicológica do paraquat foi determinada em 2008 pela Anvisa e finalizada em 2017

Estado já disparou cerca de 800 mil mensagens alertando sobre casos positivos de Covid-19

O serviço é feito em parceria com a Associação Catarinense de Medicina, responsável pelo cruzamento dos dados e envio dos SMS.

PRF apreende 61 kg de maconha escondido em automóvel sobre um guincho em Tubarão, na BR-101

O motorista do guincho e o passageiro, motorista do Astra, foram conduzidos para a Polícia Civil de Tubarão.

Saúde de Jacinto Machado alerta para que viajantes passem por triagem ao retornar à cidade

Com dois casos de coronavírus confirmados, ambos em pessoas que viajaram para fora do município, a iniciativa visa conter a proliferação do vírus e também dar segurança ao viajante que retorna para sua família.