Geral

Setor Carbonífero participa de Fórum do Instituto Brasileiro de Mineração

Siecesc-Carvão+ marcou presença na discussão sobre guias nacionais de Planejamento de Fechamento de Mina

Foto – Divulgação

O Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc-Carvão+) marcou presença no ‘Fórum de Iniciativas para Potencializar o Arcabouço Normativo de Fechamento de Mina no Brasil’. O evento do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) ocorreu nesta quarta-feira (4) em Belo Horizonte (MG).

Participaram das importantes discussões, o diretor técnico do Siecesc-Carvão+, Marcio Zanuz e o diretor jurídico do Siecesc-Carvão+, Juliano Nunes. O objetivo do Fórum foi aprofundar temáticas abordadas no Guia de Critérios de Sustentabilidade para Fechamento de Mina e no Guia de Indicadores para Planejamento do Fechamento de Mina. O encontro reuniu especialistas e profissionais do setor mineral de todo o Brasil.

“Muito importante a nossa participação nesse Fórum. Foi uma oportunidade de aprofundarmos as discussões sobre esses importantes guias para a nossa atividade especialmente visando a sustentabilidade. O foco do evento foi a apresentação das diretrizes relacionadas ao fechamento de minas adotadas em Minas Gerais e a minuta de resolução sobre garantias financeiras que todas as empresas de mineração do país passarão a apresentar para a abertura de novos empreendimentos. Finalizando com uma dinâmica sobre as linhas de pesquisa e temáticas sobre o assunto”, destacou Zanuz.

Durante o evento, foi apresentada as diretrizes utilizadas pela Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM) para o fechamento de minas e pela Agência Nacional de Mineração (ANM), que deverá ter uma nova estrutura administrativa para tratar exclusivamente do assunto. Além disso, foi apresentada a minuta de resolução sobre garantias financeiras que todas as empresas de mineração do país passarão a apresentar para a abertura de novos empreendimentos. A proposta encontra-se em consulta pública até o dia 8 de janeiro de 2025 através do site.

Notícias Relacionadas

Carreta carregada com produto químico tomba e interdita faixa da BR-101 na Grande Florianópolis

Acidente ocorreu no km 260, em Paulo Lopes. Produto foi identificado inicialmente como clorito e contato direto não é recomendado, conforme Defesa Civil.

Bombeiros combatem incêndio em vegetação, em Balneário Rincão

Uma área área de aproximadamente dez hectares de plantação de eucaliptos foi atingida pelo fogo.

Duas pessoas ficam feridas após capotamento em Laguna

As vítimas são dois adolescentes de 16 anos.

Oito pessoas passam mal após vazamento de amônia em frigorífico de Grão-Pará

De acordo com informações repassadas pelo responsável técnico, o vazamento ocorreu na área externa e entrou por meio do duto de ventilação.