Economia

Setor de serviços cresce 3,1% em 2024, mostra IBGE

Quatro dos cinco setores analisados tiveram desempenho positivo

© Divulgaçāo

O setor de serviços fechou o ano de 2024 com crescimento acumulado de 3,1%, completando o quarto ano consecutivo de taxas positivas, um feito inédito na série histórica, iniciada em 2012. Entre 2021 e 2024, a alta acumulada chegou a 27,4%. O resultado do ano passado também superou o de 2023, que ficou em 2,9%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (12) pela Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No resultado anual de 2024, quatro dos cinco setores tiveram desempenho positivo. Os maiores destaques foram os serviços de informação e comunicação e os serviços profissionais, administrativos e complementares: ambos cresceram 6,2%. Já os serviços prestados às famílias tiveram incremento de 4,4% e os outros serviços avançaram 1,1%.

O único setor com resultado negativo foi o dos transportes, com queda de -0,7%. De acordo com o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, isso se deve principalmente à diminuição da receita obtida pelo transporte rodoviário de cargas, impactado pela menor safra colhida no ano passado.

Dezembro

No último mês do ano, o volume de serviços no Brasil recuou 0,5%, o segundo resultado negativo consecutivo, acumulando perda de 1,9%. Rodrigo Lobo lembra que esses dois resultados vêm depois do recorde registrado em outubro, o que eleva a base de comparação. Com relação a dezembro de 2023, o resultado foi positivo em 2,4%.

Na passagem de novembro para dezembro, três das cinco atividades apresentaram retração. A maior delas foi observada na categoria outros serviços, que caiu -4,2%, por causa principalmente do mau desempenho dos serviços financeiros auxiliares. Também tiveram recuo os serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,7%) e e as atividades de informação e comunicação (-0,7%).

Em contraponto, os serviços prestados às famílias cresceram 0,8%, acumulando crescimento de 7,8% entre maio e dezembro de 2024. Os transportes tiveram discreta recuperação de 0,1%, depois de queda expressiva de 3,5% em novembro.

Mesmo com a queda mensal, o setor de serviços chegou ao último mês de 2024 em um patamar 15,6% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020. Mas ainda se encontrava 1,9% abaixo do ponto mais alto da série histórica, registrado em outubro de 2024.

Notícias Relacionadas

SC tem 1,7% dos adultos autodeclarados bi ou homossexuais, mostra IBGE

Estado tem também cerca de 222 mil pessoas não sabem ou se recusaram a responder estudo

Indústria, comércio e serviços de SC têm resultados positivos em 12 meses, mostra IBGE

Indústria de SC registra maior atividade e melhora indicadores, comércio e serviços seguem em alta

Corpo de mulher desaparecida em Tubarão pode ter sido encontrado em Balneário Rincão

Ação policial localizou corpo em avançado estado de decomposição enterrado na areia

Prefeito Valdir Fontanella anuncia recursos para reforma do ginásio da Escola Ernani Cotrin, em Guatá

A conquista de recursos no valor de R$ 270 mil para a reforma do ginásio de esportes da Escola de Educação Básica Engenheiro Ernani Cotrin