Geral

Setor de serviços de SC apresenta recuperação pelo terceiro mês e cresce acima da média nacional

A recuperação estadual ficou acima do crescimento nacional (2,6%) no volume de serviços em julho.

Divulgação

Pelo terceiro mês consecutivo, a Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trouxe resultados positivos ao estado. O segmento em Santa Catarina cresceu 3,1% em julho frente a junho, com ajuste sazonal, mês em que já havia crescido 4,5%. Em maio a alta foi de 7,3%, em relação a abril. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 11.

A recuperação estadual ficou acima do crescimento nacional (2,6%) no volume de serviços em julho. Para o governador Carlos Moisés, esse é mais um indicador que reforça a retomada da economia catarinense. “Nesta semana tivemos pesquisas que mostraram o crescimento no comércio, na indústria e agora no setor de serviços. Nosso foco sempre foi preservar vidas e, com responsabilidade, manter o emprego e renda do catarinense. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo”, ressalta.

Os dados positivos da variação mensal de julho em SC foram puxados, principalmente, pelos serviços profissionais, administrativos e complementares (14,9%).

“Santa Catarina foi um dos primeiros estados a tomar as medidas de prevenção. Os números demonstram que seremos também um dos primeiros a se recuperar, resultado de um trabalho em conjunto com o setor produtivo e sustentado na construção de políticas de desenvolvimento perenes. Os índices positivos contribuem no fortalecimento desta espiral de prosperidade, esperança e confiança”, avalia o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira.

A pesquisa confirma uma retomada do setor, mas demonstra que o segmento apresenta uma recuperação mais lenta, já que está sendo um dos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus. Na comparação com julho do ano passado, o setor de serviços catarinense apresentou queda de 7,4%. No país, a baixa nessa comparação entre junho de 2020 e de 2019 foi ainda maior, alcançando 11,9%.

Notícias Relacionadas

Polícia Civil apresenta dados positivos na repressão de roubos em Criciúma com prisões realizadas e criminosos identificados

Comparado com 2018, os dados indicam redução de roubos com uso de arma de fogo, roubos em residência e roubos com mais de três autores, com estabilização da quantidade de roubos gerais.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Estado anuncia R$ 8 milhões para recuperação de ruas de Criciúma que passam por obras da Casan

Em Criciúma o sistema de saneamento básico está sendo ampliado no Bairro São Luiz.

Plano Safra: Governo do Estado e setor produtivo unem esforços para incentivar acesso ao crédito rural

A intenção é incentivar ainda mais os pequenos agricultores e pescadores a acessar os recursos disponibilizados pelo Governo Federal, como forma de ampliar a competitividade do meio rural e pesqueiro de Santa Catarina e movimentar a economia local.