Geral

Setor de serviços se recupera e cresce 15% acima do cenário pré-pandemia, aponta IBGE

Em novembro de 2021, SC teve o segundo maior crescimento do país

Divulgação

O setor de serviços em Santa Catarina cresceu ​​mais de 15% acima do cenário pré-pandemia, conforme dados do IBGE. A Pesquisa Mensal dos Serviços, divulgada nesta quinta-feira (13), aponta que SC, em novembro de 2021, SC teve o 2º maior crescimento entre os 27 estados do Brasil.

Após uma queda no volume de serviços em outubro, o índice catarinense voltou a subir e teve uma alta de 3,7% em novembro de 2021, puxado pelos serviços de informação e comunicação. O resultado é apenas menor que o de São Paulo (4,0%).

Este resultado mostra uma recuperação dos serviços no estado. Conforme o IBGE, o volume dos serviços cresceu 15,3% acima do patamar pré-pandemia, considerando os dados de fevereiro de 2020. Índice bem acima do nacional que teve crescimento de 4,5%.

SC tem 5º maior crescimento no acumulado de 2021

Entre janeiro e novembro de 2021, o volume de serviços em Santa Catarina apresentou crescimento de 14,9%, na comparação com o mesmo período de 2020. O estado mantém o quinto melhor resultado do país.

No acumulado do ano, todas as categorias acumulam índice positivo no estado. Os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio acumulam o maior avanço no ano, posição que já havia sido alcançada em setembro, com alta de 18,4%.

Turismo registra queda

Por outro lado, o resultado de novembro não foi positivo para o setor de turismo em Santa Catarina, que caiu 0,2% na comparação com outubro. Apenas outros três estados também tiveram queda: Bahia, Pernambuco e Espírito Santo.

Segundo os dados do IBGE, em novembro de 2021, o segmento de serviços turísticos ainda estava 13,4% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020. A pesquisa de dezembro, entretanto, deve apontar um avanço do índice, refletindo os dados da temporada de verão.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Setor de serviços cresce 17% em SC no acumulado do ano, aponta IBGE

O governador Carlos Moisés destacou que, além dos serviços, outros ramos da economia catarinense, como a indústria e o comércio, também registram altas acima da média nacional

Indústria catarinense registra terceira maior alta do país em dezembro, aponta IBGE

Em dezembro, na série sem ajuste sazonal, a setor no estado cresceu 18,7% na comparação com o mesmo mês de 2019. O resultado é o terceiro maior entre os 15 locais pesquisados pelo IBGE.

Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Novo modelo será enviado aos estados e municipios até março

Cachoeira é interditada por tempo indeterminado após queda que matou jovem em SC

Leticia Silva Budal, de 20 anos, morreu após cair aproximadamente 50 metros dentro da cachoeira