Economia

Setor de vendas é prejudicado por mau atendimento e falta de prospecção

Os vendedores e profissionais da região poderão participar do workshop de vendas “Sou Vendedor”, que será realizado nesta quinta-feira (16), na ACIC.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em períodos de crise econômica no país, inevitavelmente o faturamento dos setores de vendas apresenta um declínio. A capacitação de vendedores, tanto aqueles que vendem para clientes ou para empresas, ainda é algo pouco exigido no mercado. Mas, está nos treinamentos a oportunidade dos resultados serem alcançados. Através de estudo para criação de sua própria metodologia de coaching de vendas, o coach e sócio da empresa Revolve Coaching, Adriano Carioca, identificou os principais problemas da área.

Está entre os principais desafios dos vendedores a dificuldade em fechar a venda e também a falta de prospecção. “Existem dois perfis de equipes de vendas. O primeiro são aqueles que possuem o contato do cliente, mas encontram dificuldade para consumar a venda, porque não tem o conhecimento. Em segundo, temos os chamados vendedores ativos, mas que geralmente não possuem prospecção, oferecendo pouca produtividade”, esclarece o coach.

Esse último exemplo acaba sendo o mais influenciado pelo período de crise, porque geralmente seguem um modelo de vendas ultrapassado, utilizado há 10 anos. Atualmente, o cliente possui um novo perfil, que está em não procurar por produtos ou serviços. “A crise ajuda as pessoas a não procurar tanto como antes. É o vendedor que tem que gerar a oportunidade em seu negócio, compensando o que o mercado deixa de fazer”, destaca.

Mau atendimento

Mas, além disso, o mau atendimento ainda é algo característico do setor, já que as equipes não possuem a estratégia necessária para lidar com as pessoas. “Toda cidade em que chegamos percebemos que o atendimento é ruim, porque não existe um programa de formação e treinamento”, pontua. Atualmente, o perfil de vendedores é de jovens atuando em seu primeiro emprego ou pessoas que cansaram de atuar na indústria.

É para capacitar essas pessoas que o Resolve Coaching trabalha oferecendo capacitação e treinamento em vendas. Apresentando uma metodologia própria, a empresa é uma empresa especializada em venda e no desenvolvimento dos resultados dos vendedores. “Nosso foco é ajudar a liberar 100% do potencial, alavancar a performance e consecutivamente garantir a meta do vendedor. Outras empresas que testaram a nossa metodologia tiveram um crescimento de 20% a 60% depois que passaram pelo treinamento”, enfatiza Carioca.

Esta na identificação da satisfação do cliente a grande motivação do setor. “É importante identificar uma oportunidade real de vendas e transformar na meta do vendedor. Mas hoje as equipes não estão preparadas para isso”.

Workshop na ACIC

Com sua matriz estabelecida no interior de São Paulo, a empresa Resolve Coaching passa a contar com uma filial também em Criciúma. Através dessa parceria e oportunidade, os vendedores e profissionais da região poderão participar do workshop de vendas “Sou Vendedor”, que será realizado nesta quinta-feira (16), na Associação Empresarial de Criciúma – ACIC. O treinamento inicia às 19h e irá aliar técnica, prática e conteúdo do setor.  

“Queremos ser visionários, porque isso é algo que não tem aqui. Fui aluno e vi na Resolve uma oportunidade para a região, que precisa de cases de sucesso”, afirma representante da filial de Criciúma, Jorginho Teixeira. Os profissionais da área que buscam por conhecimento terão o custo de R$ 25 para investir no curso. A proposta é que nas próximas semanas novos encontros aconteçam para aperfeiçoar a capacitação, já que programa propõe de três à seis meses de capacitação.

Com informações de Denise Possebon / Clicatribuna