Geral

Setur apresenta os atrativos de Santa Catarina em uma das maiores feiras de turismo da Europa

Em sua 34ª edição, a BTL é uma importante vitrine para destinos internacionais e é uma referência global

Foto: Arquivo Setur

Com a nova marca promocional, a Secretaria do Turismo (Setur/SC) participa da BTL, em Portugal, uma das maiores e mais prestigiadas feiras de turismo da Europa. O evento ocorre entre os dias 28 e 3 de março e atrai expositores de diversos segmentos turísticos de inúmeras regiões do mundo.

Em sua 34ª edição, a BTL é uma importante vitrine para destinos internacionais e é uma referência global, atraindo expositores de inúmeras regiões turísticas, operadores, hotéis, agências de viagem, companhias aéreas e empresas de diversos segmentos.

Durante os cinco dias de evento, a Secretaria do Turismo, através da secretária Adjunta, Catiane Seif, juntamente com o time de Marketing e Promoção e com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio Santa Catarina, fará a divulgação de alguns dos principais produtos turísticos do estado catarinense. Também, para promover os destinos e expandir negócios de Santa Catarina, prefeituras, IGRs, equipamentos turísticos e trade participarão da BTL junto com a Setur.

Estarão representantes de diversos segmentos, como SurflandGreen Valley, Osterfest, ACIM (Núcleo Praia do Rosa), Lage da Jagua, Santuário de Santa Paulina, bem como a Fluss Haus, a Rota da Amizade, Geopark, Convention (rede hoteleira de Florianópolis) e Carnaval de Joaçaba e Herval do Oeste. Também estarão na BTL a Secretaria de Turismo de Garopaba, Viagens Clube Incoming Brasil, Biketour Vale Europeu, Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), Pousada Paraiso Gaia, Associação de Surf de Imbituba, Secretaria de Turismo de Florianópolis assim como a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, Secretaria de Turismo de Blumenau e Pousada Vida Sol e Mar.

“Para nós, é uma honra recebermos a confiança do governador Jorginho Mello, para podermos mostrar para a Europa o que Santa Catarina tem de melhor. Temos o estado mais seguro do Brasil, completo e plural, que se destaca pelas belas paisagens e diversidade de atrativos, com as quatro estações bem definidas e pronta para receber turistas em qualquer momento do ano”, comenta Catiane.

Segundo a Secretária, a BTL permite que o estado alcance maior visibilidade internacional, assim, tornando-se um destino atrativo para o mundo todo. “A partir da criação da Setur, traçamos objetivos para impulsionar o crescimento do setor no estado e mostrar que o turismo é uma forte ferramenta. Assim, buscamos parcerias consolidadas com grandes operadoras e companhias aéreas. O turismo ser tão reconhecido em Santa Catarina é o resultado de um trabalho árduo e de uma nova visão, em todas as frentes do Governo Jorginho Mello, que  torna o estado uma região exemplar, segura, pujante e diversa. Isso faz com que tenhamos certeza que estamos preparados para receber turistas o ano todo”, complementa.

O presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, ainda afirma que “a missão para a BTL pode ampliar as possibilidades de Santa Catarina com a Europa. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, percebe a oportunidade de trazer negócios, gerar empregos e por isso apoia, junto à Fecomércio, este importante projeto com a Setur”.

Durante os cinco dias de BTL, a Setur seguirá com uma agenda completa, investindo no networking com operadores turísticos brasileiros e estrangeiros, em entrevistas com a imprensa portuguesa e companhias aéreas, para, assim, consolidar a internacionalização do estado. “Essa ida à Europa, com marca promocional e com parceiros, pessoas que acreditaram em nós, demonstra a credibilidade das ações do Governo em relação ao turismo catarinense”, diz Catiane Seif.

Para além de feiras

Com o objetivo de encontrar diferentes maneiras de promover o turismo catarinense além de feiras, a equipe da Setur fará uma visita a Nazaré, cidade, segundo o Guinness Recorde Book, com as maiores ondas do mundo. “Essa visita é muito importante pois, após a descoberta do potencial de suas ondas, Nazaré teve um grande desenvolvimento turístico, que resultou na reformulação da identidade do município e em uma maior visibilidade, atraindo mais visitantes, seja por curiosidade ou pelo surf”, afirma Catiane.

Segundo a Secretária, esse estudo de caso in loco possibilitará o aperfeiçoamento sobre o potencial turístico de Jaguaruna, cidade de colonização portuguesa, que possui a maior onda do Brasil para a prática do surf, com o título de ‘Capital Nacional da Maior Onda do Brasil’.

A ida da Secretaria do Turismo de Santa Catarina para Nazaré também representa um passo significativo na consolidação dessa parceria estratégica para a criação de cidades-irmãs. O diálogo com as autoridades locais visa estabelecer os próximos passos para a transformação de Jaguaruna em cidade-irmã de Nazaré, fortalecendo ainda mais os laços entre essas duas comunidades e impulsionando o turismo e o surf de ondas gigantes em Santa Catarina.

Também serão realizadas agendas com companhias aéreas para o desenvolvimento da proposta da criação de rotas que liguem Florianópolis diretamente com Portugal. Bem como uma visita na Embaixada brasileira em Portugal e também na Universidade de Coimbra, a qual está com um projeto de intercâmbio cultural de turismo catarinense. Com a companhia de uma comitiva de empresários do trade e a parceria do Poder Legislativo, a internacionalização do estado se torna cada vez mais forte e concreta.

Notícias Relacionadas

Chuva intensa em SC: Defesa Civil alerta para risco de alagamentos nos próximos 5 dias

A previsão de chuva forte e persistente nos próximos dias afeta principalmente as áreas litorâneas de Santa Catarina

Corredor Ecológico da Serra Geral pode afetar prática agrícola na região

Alerta foi feito pelo advogado e geógrafo Eduardo Bastos Moreira Lima.

Integrantes de organização criminosa são presos por mutilar brutalmente os dedos de uma mulher em Tubarão

A agressão, que foi filmada pelos criminosos, foi motivada por dívida de drogas.

Corpo de Bombeiros de Lauro Müller combate incêndio em caminhão

Havia outros caminhões próximos e, felizmente, colaboradores da empresa conseguiram controlar as chamas até a chegada dos profissionais