Saúde

Sexta captação de múltiplos órgãos no Hospital São José

O doador foi um jovem de 22 anos que teve confirmação de morte encefálica depois de sofrer um traumatismo craniano.

Divulgação/HSJosé

Aconteceu neste domingo (9) no Hospital São José, a sexta captação de múltiplos órgãos de 2020. O doador foi um jovem de 22 anos que teve confirmação de morte encefálica depois de sofrer um traumatismo craniano. Após todos os esclarecimentos, por meio das enfermeiras da Comissão Hospitalar de Transplantes- CHT, a família autorizou a doação de órgãos. Foram captados rins, fígado e córneas do paciente.

Antes de realizar o procedimento e verificar a possibilidade da captação de órgãos, a CHT do HSJosé realiza uma séria de processos junto com a equipe médica para constatação da morte encefálica, bem como entrevista com a família do paciente, explicando como funciona o processo. “Sempre, em todos os protocolos de ME, são realizados uma série de exames necessários para comprovação. Após abordamos a família e conversamos sobre a importância de realizar a doação de órgão. A gente agradece muito os familiares que autorizam este processo.”, aponta a enfermeira Jaqueline Martins, enfermeira da CHT.

Esta já é a sexta captação de múltiplos este ano que acontece na Instituição.

Notícias Relacionadas

Com apoio do Hospital São José, Criciúma será sede do “Congresso de Cirurgia e Encontro Estadual de Residentes de Cirurgia Geral”

O evento contará com nomes de grande destaque na área de cirurgia geral, digestiva, oncológica e robótica no cenário nacional.

Governo do Estado investe R$ 4,5 milhões em projetos para captação, armazenagem e uso da água no meio rural

Os períodos de estiagem não são raros em Santa Catarina e desde junho de 2019 os produtores rurais sofrem com os impactos da seca.

Pacientes e colaboradores do HSJosé recebem gesto de carinho por meio da música no dia de páscoa

Em tempos difíceis, simples ações de reconhecimento trazem conforto aos pacientes e pessoas que trabalham em Instituições de saúde

Hospital São José recebe doação de argamassas, rejuntes e pisos para o setor de radioterapia

Os materiais foram doados pelo Grupo Inkor, de Imbituba, e pelas empresas Eliane, de Cocal do Sul.