Geral

Sexta-feira (12) tem sensação de ar abafado e risco de temporal isolado em Santa Catarina

A meteorologista da Epagri/Ciram Gilsania Cruz explicou que a condição se dá devido ao aquecimento e umidade associada a um cavado - área alongada de baixa pressão que influencia o estado

Divulgação

A semana termina com risco de temporal isolado, associado à descarga elétrica, rajadas de vento e a possibilidade de granizo em Santa Catarina entre a tarde e noite desta sexta-feira, 12, conforme previsão da Epagri/Ciram. Em alguns municípios a chuva pode ser forte em curto intervalo de tempo – acima de 20 mm/h.

A meteorologista da Epagri/Ciram Gilsania Cruz explicou que a condição se dá devido ao aquecimento e umidade associada a um cavado – área alongada de baixa pressão que influencia o estado. “A condição é típica de verão. São temporais localizados, às vezes chove em um bairro do município e no outro não. Isso é bem normal nesta época”, diz.

A temperatura estará elevada com sensação de ar abafado, mais alta no Oeste, onde pode superar 30º. O vento sopra nordeste, fraco a moderado em todas as regiões.

Para o sábado, 13, a previsão é de variação de nuvens com aberturas de sol no estado. No Litoral e Vale do Itajaí, chuva isolada pela manhã e em forma de pancadas a partir da tarde. Nas demais, pancadas de chuva especialmente na tarde e noite. Há risco de temporais isolados, sobretudo do Planalto ao Litoral. A temperatura segue elevada com sensação de ar abafado, mais alta no Oeste. Vento nordeste a sul, fraco a moderado.

O domingo será marcado por sol e calor com pancadas de chuva a partir da tarde, rápidas e isoladas, típicas de verão em todo estado. Há risco de temporais localizados e a temperatura estará alta. O vento sopra de sul a nordeste, fraco a moderado.

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo na página da Epagri, Defesa Civil e nas redes sociais.

Alertas

A Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população, em caso de emergência, que comunique à coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193. Reforça também a possibilidade de realizar o cadastro para receber as mensagens diretamente no celular de forma gratuita. Para isso basta mandar uma mensagem SMS para o número 40199, contendo no texto apenas o CEP do local que deseja ser monitorado.

Notícias Relacionadas

Urussanga: dois homens são presos por tráfico de drogas

Cerca de 43 buchas de cocaína, celulares e dinheiro foram apreendidos.

Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio para nascidos em março

Recursos serão depositados nas contas digitais dos beneficiários.

Jovem perde o controle do veículo e cai de viaduto na Via Rápida em Criciúma

Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, o carro estava pegando fogo

Canadá passa Israel e agora é o 1º país que mais vacina no mundo

O gigante da América do Norte superou Israel, que vacinou 63% do seu povo e agora já tem mais de 64% dos canadenses vacinados com a primeira dose.