Geral

Siderópolis encara a cidade cearense Madalena no Dia do Desafio 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Você se mexe e o mundo mexe junto” é o lema do Dia do Desafio 2014, evento mundial que incentiva a prática regular de atividades físicas, realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Siderópolis, neste dia 28 de maio, estará competindo com a cidade de Madalena, no Ceará, das 9h às 9h15min. Na praça Central, crianças, jovens e adultos irão entrar no ritmo da Zumba, uma modalidade que mistura a dança e ginástica para dançar os mais diversos ritmos, acompanhando as coreografias com facilidade.

“Independente do resultado, o nosso objetivo é mobilizar os cidadãos a fazer com que este confronto contra Madalena desperte o interesse por praticar uma atividade física. Muitas vezes não é a falta de tempo que faz com que não se pratique esportes, mas sim a falta de incentivo”, afirmou o responsável pela Fundação Municipal de Esporte, Cleber Nichele.

Nichele aproveita para fazer um convite a todas as pessoas que tiverem interesse em participar estarem na praça a partir das 8h45 para receberem as orientações. Em caso de mau tempo, as atividades serão transferidas para o Ginásio Antônio Espindola Ramiro, o Dico.

No município, o movimento está sob o comando da Fundação Municipal de Esporte e Secretaria de Educação.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos departamentos regionais do Sesc em todo o país, em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo Sesc/SP em 1995 (e em Santa Catarina em 1997 com envolvimento de 3 cidades).

Colaboração: Cris Freitas