Saúde

Siderópolis lança programa para reduzir a obesidade no município

A iniciativa atenderá mulheres com IMC superior a 30 e que estejam aptas a realizar atividades físicas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de reduzir os níveis de obesidade no município, Siderópolis lança o programa “Ganhe mais com menos”. A iniciativa é do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde – UBSs. O projeto é voltado para mulheres que estão com o Índice de Massa Corporal – IMC superior a 30 e que estejam aptas a realizar atividades físicas.

As interessadas em participar do programa devem entrar em contato com a Unidade de Saúde a qual pertencem e se inscrever. A turma será composta por 20 pessoas, sendo as vagas distribuídas entre as unidades. A duração será de seis meses e os encontros acontecerão na Secretaria Municipal de Saúde. O projeto consistirá em orientações alimentares associadas à prática de exercícios físicos.

Conforme a nutricionista do NASF, Rosangele Pavan Salvaro, para o sucesso do tratamento é importante aliar, além da parte alimentar, a prática de atividade física, aspectos psicológicos e outras mudanças no estilo de vida.

“A obesidade é fator de risco para uma série de enfermidades, como a hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Então esse programa surge no intuito de melhorar a qualidade de vida dessas mulheres, aumentando a disposição e a auto-estima de cada uma. O trabalho em grupo também pode possibilitar maior adesão ao tratamento, além de ser um método mais dinâmico, o que anima as participantes a prosseguirem”, comentou.

O índice de obesidade está estável no país, mas o número de brasileiros acima do peso é cada vez maior. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde (Vigitel 2014) alerta que esse quadro já atinge 52,5% da população adulta do Brasil. Em Siderópolis, mais de 60% dos atendimentos realizados pelo NASF são de casos de obesidade ou excesso de peso.

Colaboração: Suelen Bongiolo