Saúde

Siderópolis realiza 1031 testes em ação de testagem para Covid-19

Município disponibilizou 4 mil testes rápidos, que ficaram a disposição da população durante cinco dias

Divulgação

Os cinco dias de ação para a testagem rápida para Covid-19, realizada pela Secretaria de Saúde de Siderópolis, entre os dias 26 de fevereiro e 1, 2, 3 e 4 de março, resultou em um total de 1031 testes realizados, em pessoas assintomáticas.

Desse total 893 apresentaram resultado negativos e 138 pessoas positivas. Entre os positivos, 17 apresentaram IgM e 121 IgG. IgG e IgM são imunoglobulinas (proteínas) que protegem os pacientes contra invasores, como vírus, bactérias e protozoários.

O IgM são os anticorpos produzidos na fase aguda da doença, em torno do 5º ao 7º dia de infecção. Já o IgG são produzidos em uma fase mais tardia da infecção e geralmente são detectáveis a partir do 15º dia de sintomas.

Os resultados, conforme a secretária de Saúde, Janaína Bertan Warmling, demonstram que boa parte da população testada, ainda não teve interação com o vírus. “O mito de que quase todos já interagiram com o vírus, e já desenvolveram a imunidade, é desmentido após essa ação, e isso só reforça a necessidade das pessoas se prevenirem e atentarem para o momento crítico que estamos vivendo. Sobretudo diante da identificação das variantes, que tem um potencial de contágio muito maior e uma evolução mais aguda do quadro de saúde paciente”, destaca.

Durante a ação de testagem, foram disponibilizados 4 mil testes rápidos para os sideropolitanos. Os testes iniciaram, no dia 26, com a testagem de profissionais e educandos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Siderópolis, e os demais quatro dias de ação foi aberta à comunidade, nas dependências do Siderópolis Clube. Durante os dias de campanha, também foi realizada a testagem em empresas do município, que manifestaram o interesse em levar a ação até a instituição.

Notícias Relacionadas

Legislativo: Vereador Nél propõe que ele e Gaguinho doem três meses de salário ao hospital

Enquanto o presidente falava, o vereador Ronaldo prontamente respondeu: "Fechado". Alegando "questão de ordem", ele tentou fazer uso da palavra, mas sem sucesso

Vereadores de Lauro Müller denunciam perseguição, assédio e pagamento de gratificação indevida

Em sessão acalorada, vereadores de oposição explanaram sobre fatos envolvendo o Poder Executivo e cobraram justificativa

Menino de 12 anos golpeia pai com facão para defender mãe de agressão no Oeste de SC

Segundo a polícia, o pai do adolescente chegou bêbado em casa e tentou agredir a esposa

Brasil deve receber mais de 842 mil doses da vacina da Pfizer em junho

A informação foi dada pelos coordenadores da Covax Facility