Saúde

Siderópolis realiza 1031 testes em ação de testagem para Covid-19

Município disponibilizou 4 mil testes rápidos, que ficaram a disposição da população durante cinco dias

Divulgação

Os cinco dias de ação para a testagem rápida para Covid-19, realizada pela Secretaria de Saúde de Siderópolis, entre os dias 26 de fevereiro e 1, 2, 3 e 4 de março, resultou em um total de 1031 testes realizados, em pessoas assintomáticas.

Desse total 893 apresentaram resultado negativos e 138 pessoas positivas. Entre os positivos, 17 apresentaram IgM e 121 IgG. IgG e IgM são imunoglobulinas (proteínas) que protegem os pacientes contra invasores, como vírus, bactérias e protozoários.

O IgM são os anticorpos produzidos na fase aguda da doença, em torno do 5º ao 7º dia de infecção. Já o IgG são produzidos em uma fase mais tardia da infecção e geralmente são detectáveis a partir do 15º dia de sintomas.

Os resultados, conforme a secretária de Saúde, Janaína Bertan Warmling, demonstram que boa parte da população testada, ainda não teve interação com o vírus. “O mito de que quase todos já interagiram com o vírus, e já desenvolveram a imunidade, é desmentido após essa ação, e isso só reforça a necessidade das pessoas se prevenirem e atentarem para o momento crítico que estamos vivendo. Sobretudo diante da identificação das variantes, que tem um potencial de contágio muito maior e uma evolução mais aguda do quadro de saúde paciente”, destaca.

Durante a ação de testagem, foram disponibilizados 4 mil testes rápidos para os sideropolitanos. Os testes iniciaram, no dia 26, com a testagem de profissionais e educandos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Siderópolis, e os demais quatro dias de ação foi aberta à comunidade, nas dependências do Siderópolis Clube. Durante os dias de campanha, também foi realizada a testagem em empresas do município, que manifestaram o interesse em levar a ação até a instituição.

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.