Geral

Símbolos da JMJ ficam no Estado até dia 31

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, passaram por Tubarão e seguiram ontem para Jaguaruna

A  cruz peregrina, o ícone de Nossa Senhora e a imagem de Albertina Berkembrock, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, passaram por Tubarão e seguiram ontem para Jaguaruna. A peregrinação teve início no dia 1° e já passou por diversas cidades do Estado, contando sempre com o trabalho do motorista Paulo César Branco, de 32 anos, que acompanha os símbolos em toda a jornada por Santa Catarina.

O transporte da cruz peregrina foi doado pelas empresas Iveco Dalçoquir Caminhões e Ferrari Logística, e Paulo dirige o caminhão que tem levado os símbolos católicos pelos municípios catarinenses. “Quando fui chamado para o trabalho, a princípio achei uma tarefa difícil, já que exigia ficar muito tempo longe de casa. Com o tempo, porém, ver a união das pessoas e a fé abriu meu coração, e hoje estou muito feliz”, conta.

O ponto de partida de Paulo foi Curitiba, onde a cruz foi entregue para a Diocese de Lages. De lá para cá, o percurso de Paulo inclui Criciúma, Tubarão e Jaguaruna, onde a cruz está hoje. Até o final do mês, a peregrinação ainda passa por Laguna, Imbituba, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Rio do Sul, Caçador, Joaçaba e Chapecó, de onde a cruz peregrina segue para o Paraná.

Paulo, que se revela católico, conta que o trabalho o reaproximou da igreja. “Eu quase fui seminarista, mas depois, com o tempo, me afastei um pouco, não completamente, mas me distanciei. Agora, com esse chamado, senti que minha crença voltou com força total”, ressalta.

O mais emocionante, para o motorista, é ver a devoção dos jovens e o amor deles pelos símbolos. “Quando passamos pelo Rincão, fiquei comovido porque aqueles jovens poderiam estar curtindo a praia, já que era um dia de calor. Mas eles estavam lá, acompanhando, motivados pela fé”, relata.

Conforme o jornal Diário do Sul, em Tubarão, Paulo relata a receptividade da população. “Foi uma recepção muito emocionante que tivemos aqui”, frisa. “Estou muito feliz com minha missão, tanto empresarial quanto devocional”, completa.

O motorista, que é de Itajaí, conta que tem um filho de 11 anos e que gostaria de vê-lo participando de atividades na igreja com o mesmo empenho que ele tem visto nos grupos de jovens das cidades onde passa. “A igreja é o único lugar que eu sei que ele estaria longe das drogas e de outras coisas negativas”, opina.

Passagem

A cruz peregrina, o ícone de Nossa Senhora e da imagem de Albertina Berkembrock, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, chegaram a Tubarão no dia 7, onde foram recebidos no centro da cidade e acompanhados por centenas de pessoas em procissão até a Catedral Diocesana, onde foi realizada missa celebrada pelo bispo Dom João Francisco Salm. A cruz também passou pelo Abrigo dos Velhinhos e depois seguiu para Jaguaruna e Laguna. Na região, Imbituba também recebe os símbolos, na quinta-feira.