Reflexão

Símbolos vocacionais chegam a Criciúma durante Caminhada diocesana

O ato teve início na rótula de acesso ao bairro Rio Maina e culminou com a missa, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza.

Foto: Divulgação / Diocese de Criciúma

O dia não poderia ser mais propício para a atividade realizada há mais de 30 anos na Diocese de Criciúma. A tradicional Caminhada Vocacional Diocesana, na manhã deste domingo (26), reuniu centenas de pessoas de diversas paróquias, com a presença de padres, religiosas, religiosos, seminaristas, aspirantes, leigos e leigas. O ato teve início na rótula de acesso ao bairro Rio Maina e culminou com a missa, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza.

“Num dia lindo, maravilhoso, estamos fazendo o que de mais bonito a Igreja pode fazer, que é promover vocações para o seu serviço”, iniciou o Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, em sua homilia. A Caminhada Vocacional contou com a presença do símbolo e do ícone da Jornada Vocacional, uma das propostas da ação evangelizadora “Cada Comunidade, uma Nova Vocação”, abraçada pela Igreja Católicas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Trata-se de um barco, com a simbologia que remete a Cristo, através da cruz; à Maria, com o manto azul e à oração, pela dezena do terço, com as contas fixadas conforme a passagem em cada diocese – Santa Catarina conta com dez dioceses. Além do barco, elemento que comumente simboliza o serviço de animação vocacional, também o ícone: um quadro em estilo bizantino, com a imagem do discípulo amado, São João Batista, e Jesus.

Durante a missa, Dom Jacinto recordou o domingo de oração pela vocação dos fiéis leigos e leigas e, mais especialmente, o dia do Catequista. Por ocasião da Caminhada, o epíscopo recordou o ato semelhante realizado neste mesmo dia pela Diocese de Chapecó, de onde partiram os símbolos na última quinta-feira, e afirmou ser esta uma oportunidade para pedir e agradecer pelas vocações que Deus já tem concedido à Igreja.

“Sempre digo que uma diocese ou uma congregação que não investe muito na promoção vocacional certamente não está entendendo seu papel fundamental”, frisou o Bispo ao explicar sobre a necessidade de a Igreja de promover vocações, buscar pessoas para os seus mais diversos serviço e, depois, sim, cumprir o mandato de Jesus de sair para evangelizar. “Para colher vocações não pode ser um trabalho terceirizado; ele é da Igreja. A Igreja tem que se ocupar disso!”, continuou Dom Jacinto, que exaltou o apoio dos leigos na promoção vocacional.

“O que estamos fazendo aqui, hoje de manhã, é um momento de ação de graças pelo trabalho e pelo carinho que vocês têm pelas vocações; pelas orações e porque temos motivos tão grandes para nos alegrar! Vocações têm em toda parte e em todos os tempos; a falta será nossa e não de Deus, se não apoiarmos e não cultivarmos. Alegro-me, nesta manhã, por todos vocês que trabalharam no coração, durante a caminhada, esse sentimento, pensando em sua família, na sua comunidade, sua paróquia, na Diocese onde as pessoas vivem, servem. E servir é o grande segredo da realização. Se vocês quiserem ser grandes, sejam aqueles que servem! Todas as vocações têm esse sentido: servir sempre com amor e com generosidade”, finalizou Dom Jacinto, pedindo bênçãos sobre todos e agradecendo também pelo sustento material ofertado aos seminários.

Ao final da missa, tomou a palavra o coordenador regional da Pastoral Vocacional, padre Marlon Malacoski, da Diocese de Caçador. Foi ele quem trouxe os símbolos da Jornada Vocacional da Diocese de Chapecó à Diocese de Criciúma. Segundo padre Marlon, no início do ano, aproximadamente 50 dioceses haviam aderido ao projeto hoje, já são mais de 100 delas, em outros estados do Brasil e também na África.

“O Papa Francisco nos diz que o primeiro método para obter vocações é a oração , por isso também a proposta de, nos nossos encontros, nas nossas celebrações, sempre rezar uma dezena do terço. O segundo eixo é a divulgação. Temos hoje toda essa propagação através dos meios de comunicação e queremos divulgar aquilo que é bom, através dos exemplos e testemunhos vocacionais, produzindo vídeos e divulgando instrumentos importantes da caminhada da comunidade nos espaços da juventude, catequese e família”, ressaltou padre Marlon, desejando bom êxito à jornada na Diocese, como um grande impulso para as vocações.

[soliloquy id=”295131″]

Cronograma da peregrinação do ícone e do símbolo da Jornada Vocacional

28/08 – 18h: Saída do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio (Nova Veneza) para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Siderópolis)
31/08 – 17h20min: Saída da Paróquia Nossa Senhora Aparecida para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Urussanga)
02/09 – 18h: Saída da Paróquia Nossa Senhora da Conceição para a Catedral São José (Criciúma)
04/09 – 19h: Saída da Catedral São José para a Paróquia Nossa Senhora das Graças (Pinheirinho, Criciúma)
05/09 – 18h: Saída da Paróquia Nossa Senhora das Graças para a Paróquia Nossa Senhora da Glória (Meleiro)
06/09 – 19h: Saída da Paróquia Nossa Senhora da Glória para a Paróquia Nossa Senhora da Oração (Turvo)
07/09 – 18h30min: Saída da Paróquia Nossa Senhora da Oração para a Paróquia Santa Terezinha (Jacinto Machado)
08/09 – 18h30min: Saída da Paróquia Santa Terezinha para a Comunidade São José (Paróquia São João Paulo II, Sombrio)
11/09 – 19h: Saída da Paróquia Santo Antônio de Pádua para o Colégio Murialdo (Araranguá)
13/09 – 19h: Saída do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens para a Paróquia Sagrada Família (Araranguá)
15/09 – 14h: Saída da Paróquia Sagrada Família para o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus (Içara)
18/09 – 19h: Saída do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus para a Paróquia São Miguel Arcanjo (Içara)
19/09 – 18h: Concentração e Envio dos Ícones na Paróquia São Miguel Arcanjo para a Paróquia São José Operário (Diocese de Tubarão)

Colaboração: Diocese de Criciúma

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado