Treinamento realista com cenário de violência controlada assustou moradores de Cmboriú no início da manhã desta sexta-feira (13)

Fotos: Marcos Fernandes, NSC TV
Moradores de Camboriú levaram um susto logo nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (13). Tiros, explosões, um veículo em chamas e pessoas sendo levadas como reféns deram a impressão de um grande assalto em andamento — mas tudo não passava de um simulado coordenado pelas forças de segurança.
O treinamento começou por volta das 6h20min, no centro da cidade. “Clientes” do Banco do Brasil, na rua Gustavo Richard, foram surpreendidos por homens armados e encapuzados que simularam uma ação criminosa. Durante o exercício, os criminosos fictícios usaram explosivos e chegaram a fazer reféns, colocados no capô e na carroceria de uma camionete. O veículo foi incendiado durante a fuga.
Na sequência, o Bope foi acionado para conter a suposta ameaça de bomba, enquanto equipes perseguiam os criminosos até a “prisão” final. Tudo seguiu um roteiro planejado, com placas informando a população de que se tratava de um treinamento.
A ação, semelhante à realizada no mês passado em Gaspar, tem como objetivo testar o preparo das forças policiais em situações de extremo risco, como os ataques a bancos em estilo “novo cangaço”. Apesar de fictício, o simulado teve efeitos reais: chamou a atenção da comunidade e reforçou a importância de estratégias integradas para o enfrentamento desse tipo de crime.