Geral

Simulado de enchente prepara população para possível inundação em Tubarão

Defesa Civil de Tubarão realiza simulação de evacuação e reconstrução da cidade, neste domingo (18)

Foto: Divulgação/ND

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, realizará um simulado de enchente no Bairro KM 60, da cidade, provocada por uma suposta elevação de nível do Rio Tubarão. A ação acontecerá neste domingo (18), com início as 9h e previsão de duração por todo o dia.

Essa simulação passará por todos os estágios normais que uma situação real dessa natureza promove, desde o estado de atenção com o início de chuvas intensas, até o atingimento do nível máximo da inundação, já em situação de emergência.

Simulado de enchente terá veículos de resgate

Para esta atividade serão usados equipamentos diversos, como veículos de resgate, viaturas do Corpo de Bombeiros, da Polícia Municipal, ambulâncias, caminhões de secretarias de apoio, como a de Infraestrutura e a de Serviços Públicos e Zeladoria e embarcações. Todos os veículos citados são normalmente utilizados em eventos de emergência desta magnitude.

No simulado de enchente, estarão presentes diversas entidades, tanto do município quanto externas. Além secretaria da defesa civil, participarão outros departamentos como o de educação, saúde, assistência social entre outros.

A Polícia Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Exército e a Polícia Militar Rodoviária, também estarão presentes.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

O objetivo da ação é realizar um treinamento, tanto para os órgãos públicos e forças de segurança, quanto para a população da localidade, orientados pelo Plano de Contingência, que será colocado em prática.

“É um grande congraçamento entre os órgãos públicos e particulares, que prestarão os serviços de acolhimento e salvamento, e a própria comunidade, no sentido de saberem como proceder em casos de emergências reais”, enfatiza o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.

Segunda etapa terá simulação de reconstrução da cidade

Na segunda etapa, no período da tarde, serão simuladas reconstruções, com equipamentos da prefeitura realizando a restauração de ruas e valas. Também será feito o levantamento de documentos necessários para que os governos estadual e federal possam apoiar o município na restauração de danos, caso ocorra uma inundação real.

“É importante que saibamos como proceder no sentido de realizar este levantamento da documentação que precisaríamos entregar às esferas superiores para que elas possam nos auxiliar na recuperação dos eventuais prejuízos que situações como essa podem causar”, acrescenta Rafael.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

PRF prende quadrilha especializada em furto de roupas em shopping centers na região de Tubarão

Os suspeitos confessaram que furtaram as roupas de lojas da região no final de semana e estavam indo vender as roupas em Tubarão.

Três pessoas são presas em Tubarão ao pedir doações para entidade que não existe

Os suspeitos foram presos por estelionato na tarde desta segunda-feira (23)