Geral

Sindicato dos Mineiros inaugura sede esportiva e recreativa

Em clima de festa, o Sindicato dos Mineiros de Lauro Müller inaugurou na manhã deste sábado, dia 19, às 9h, sua sede esportiva e recreativa, que recebeu o nome do ex-presidente Lourival Gabriel Elias, pai do atual presidente.

Localizada no Barro Branco Velho, a sede possui uma área construída de 2.692m², contando com um amplo pavilhão de festas com área de 724m², campo de futebol suíço medindo 1.855m², vestiários com uma área de 50m² e uma casa para o zelador com 63m². O valor do investimento foi de R$ 518.827,55.

A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente Lourival Elias Filho e demais diretores do sindicato, prefeito Fabrício Kusmin Alves, secretária de Administração Soraya Cúrcio Librelato, casal de empresários proprietários da Carbonífera Catarinense Astrid Barato Mendonça e Carlos Alberto Mendonça, o Grilo e ex-presidentes do sindicato, além dos mineiros sócios.

Em seus discursos os ex-presidentes lembraram a luta que a classe travou por melhores salários e condições de trabalho, na época da ditadura, quando os mineiros e sindicalistas foram perseguidos e maltratados. “Foi uma época difícil. Éramos pressionados e ameaçados constantemente. Sem contar a situação sub-humana a que éramos submetidos, pois éramos transportados pior dos que os bois são hoje, éramos levados para as minas nas caçambas de caminhões. Hoje a realidade é outra, graças a luta de muitos companheiros”, registrou Vilmar Macedo, o Dego.

O prefeito Fabrício elogiou o trabalho dos mineiros enaltecendo a conquista da sede recreativa. “Lauro Müller nasceu em razão da descoberta do carvão, que ainda hoje tem papel de destaque na economia do nosso município. Só para ver como o carvão faz parte das nossas vidas, os meus avós Alberto Kusmin e José Alves, trabalharam e se aposentaram nas minas de carvão da nossa cidade. Parabéns a todos os mineiros e a diretoria do sindicato por esta conquista”, frisou.

Segundo o presidente Lourival Elias Filho a obra teve início em 2013 com a compra do terreno. “É com grande satisfação que entregamos esse espaço aos nossos associados. O trabalho foi nosso, mas os recursos vieram de vocês, então, por favor, zelem por esta área de lazer. Ela está pronta, agora é só desfrutar”, destacou.

Após o descerramento da fita e placa que marcaram o ato de inauguração, os convidados puderam assistir a um torneio de futebol suíço e ao meio dia participaram de um almoço que teve como prato principal um delicioso churrasco, acompanhado de saladas, maionese, pão e farofa.

Local é onde surgiu uma das primeiras minas

Nestas terras, no final do século XIX, intrépidos viajantes em suas longas viagens do planalto ao litoral ou em seu retorno, pararam para descansar em meio a árvores frondosas, rios de águas cristalinas, animais silvestres e índios Botocudos; e ao utilizarem pedras para formar uma trempe, para aquecer seus alimentos, notaram que estas pedras queimavam, que eram diferentes das outras, era o carvão.

O carvão foi para o Brasil o combustível fundamental do progresso, abastecendo nossos navios, locomotivas e usinas termelétricas em todo o país, gerando energia elétrica, emprego e renda para muita gente. E é desta gente humilde, que buscava uma oportunidade de trabalho, que ali no Barro Branco Velho, famílias inteiras se instalaram. Imigrantes de beira-mar, do interior de Orleans e outros municípios vizinhos, aportavam na estação ferroviária das “Minas”, à última da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina e subiam com destino à Barro Branco Velho, o grande eldorado naquela época.  

No local onde está a sede recreativa do sindicato, em 1861, a mineração iniciava com Visconde de Barbacena, com ferramentas rudimentares e baixa produção. Só em 1916 Valter Weterlli iniciou ali as primeiras minas produtivas do estado, até o ano de 1941, formando efetivamente a vila de Barro Branco, a Sede Lauro Müller e a partir do ano de 1942, já no comando de Dr. Valdir Cotrin, surgem as grandes minas e a Vila de Guatá.

[soliloquy id=”162642″]