Geral

Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos comemora 50 anos com festa em Criciúma

Festa para mais de quatro mil associados e convidados será realizada no dia 13 de abril, no CTG Pedro Raimundo

Fundado em 25 de maio de 1962, o Sindicato dos Metalúrgicos de Criciúma e região comemora o seu jubileu de ouro. Uma festa para mais de quatro mil associados e convidados será realizada no dia 13 de abril, das 9h às 18h, no CTG Pedro Raimundo em Criciúma. Na programação, almoço, sorteio de brindes e animação musical entre outras atividades.

“Queremos reunir todos os trabalhadores que ajudam a construir essa história todos os dias, cheia de desafios, lutas e conquistas”, afirma Francisco Pedro dos Santos, presidente do Sinmetal.

Em maio de 2012 foi lançado o livro  “O Operário e o padre”  contando a história da criação do Sindicato  pelo advogado Sebastião Tavares Pereira, filho do primeiro presidente da entidade. São mais de 11.500 metalúrgicos e quatro mil associados. A abrangência chega a 29 municípios do Sul do estado.

Nesses 50 anos a entidade travou várias lutas com mobilizações e greves para garantir conquistas à categoria como melhores salários e condições de trabalho. A entidade investiu ainda em estrutura física e contribuiu na consolidação de quatro cooperativas administradas pelas mãos dos trabalhadores: Metalfor de Forquilhinha em 1995 com 110 trabalhadores; Coopermetal de Criciúma em 1999  com  160 metalúrgicos; Fundição Vila  Nova de Içara em 1999  com 20 trabalhadores e Coopermaq de Urussanga  em 2003 com 80 metalúrgicos. Todas estas empresas continuam produzindo e gerando emprego e renda. Possui três sedes próprias: Criciúma, Caravaggio, Braço do Norte e uma sede-recreativa em Quarta-Linha. O local há 12 anos recebe trabalhadores atletas para o campeonato de futebol suíço da categoria.

Colaboração: Maristela Benedet