Reflexão

Sinos ecoam em favor da vida às 15 horas desta sexta-feira

O ato pretende expressar à sociedade que a Igreja Católica é contrária ao aborto. Cerca de 180 igrejas farão o repique dos sinos.

Foto: Bibiana Pignatel

Em defesa da vida desde a sua concepção, uma campanha teve início nos últimos dias e ganhou força entre algumas paróquias da Diocese de Criciúma, que na tarde de hoje (03) realizam um gesto simbólico de prece e manifestação.

Em face da possível liberação do aborto no Brasil, ao menos 12 paróquias da Diocese confirmaram o soar dos sinos em todas as suas comunidades às 15 horas desta sexta-feira, hora da misericórdia. O ato pretende expressar à sociedade que a Igreja Católica é contrária ao aborto. Cerca de 180 igrejas farão o repique dos sinos.

Em Criciúma, as paróquias que confirmaram o ato são Nossa Senhora da Salete, Nossa Senhora das Graças e São José. Mais ao Sul, Nossa Senhora da Conceição (Maracajá), Nossa Senhora da Oração (Turvo), Sagrada Família (Araranguá), Santo Antônio de Pádua e São João Paulo II (Sombrio). Ainda na região Norte da Diocese, a Paróquia São Donato (Içara), São Roque (Morro da Fumama) e o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio (Nova Veneza), este último, que tocará o sino durante 15 minutos.

A ação não é de iniciativa diocesana. Porém, a Diocese de Criciúma encaminhou às suas paróquias, na sexta-feira, 27 de julho, uma nota com orientações da Comissão para a Vida e a Família da CNBB para mobilização e oração nas comunidades.

Fique por dentro

Teve início, na manhã desta sexta-feira, 3, a primeira audiência pública sobre o aborto, realizada no Supremo Tribunal Federal. As audiências acontecerão em dois dias, sendo o segundo na próxima segunda-feira, 6.

Os argumentos contrários e favoráveis à legalização do aborto até a 12ª semana de gestação serão base para que a relatora, a ministra Rosa Weber, possa construir o seu relatório, que deve ser posteriormente votado no STF.

As audiências acontecem no Anexo II-B, na sala da Primeira Turma, e serão realizadas no período da manhã (das 8h40 às 12h50) e da tarde (das 14h30 às 18h50).

Os participantes habilitados foram divididos em blocos de exposição. Cada entidade terá 20 minutos para expor suas posições e argumentos.

Para o dia de hoje, estão previstas as participações de grupos como o Ministério da Saúde, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a Academia Nacional de Medicina, Movimento Nacional da Cidadania pela Vida- Brasil sem Aborto, e a Sociedade Brasileira de Bioética, além de grupos internacionais.

As entidades religiosas como a CNBB, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, a União dos Juristas Católicos de São Paulo (UJUCASP) e a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família ficarão para o dia 6 de agosto.

Com informações da Canção Nova Notícias

Notícias Relacionadas

Chuva de rosas e santa missa abrem a 85ª Festa em Honra a Santa Barbara e Santa Luzia em Lauro Müller

Imagens das santas trazidas por mineiros foram acolhidas na igreja do distrito do Barro Branco sob pétalas de rosas lançadas de helicóptero.

Natal dos Sonhos de Orleans promete novidades neste domingo

A partir das 20 horas, acontece o segundo desfile com muitas novidades. São mais de 400 personagens e novas atrações em um espetáculo que reúne família, amigos de todas as idades e diferentes cidades.

Domingo de Ramos marca início da Semana Santa para os católicos

Em todas as igrejas, a maioria das celebrações é marcada por esta procissão, onde também há a bênção dos ramos, precedida pela missa.

Homem furta igreja e é preso em flagrante em Criciúma

A Polícia Militar flagrou o suspeito com os objetos roubados