Geral

Sistema de emissão do CCIR ficará indisponível por alguns dias

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Diante da implantação de um novo Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), a Secretaria Municipal da Agricultura de São Ludgero, informa que a partir das 20 horas desta sexta-feira (20), a emissão do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) será interrompida com retorno previsto, a partir do dia 6 de abril.

Denise Nascimento Santos, responsável pelas emissões de Certificado, diz que mesmo existindo um comunicado oficial informando que o sistema voltará a funcionar no dia 30 de março, não será possível os atendimentos nesta data. “No caso de São Ludgero o atendimento voltará ao normal com mais certeza no dia 6 de abril. Apesar do sistema estar funcionando, após o dia 30, acontecerá treinamento”, completa. Ela alerta que a partir do funcionamento do novo sistema, a atualização cadastral passará a ser obrigatória. O CCIR é um documento importante para viabilizar financiamentos, determinados procedimentos realizados em cartório e ainda para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre outros. Com o novo sistema, não haverá mais a necessidade do preenchimento dos tradicionais formulários.

O Secretário Municipal da Agricultura, Valcemir Villani, esclarece que o treinamento que a funcionária Denise fará no início de abril é de extrema importância para que o atendimento continue acontecendo com qualidade. “Como haverá mudanças é necessário que Denise adquira o conhecimento e esteja preparada para atender a demanda. O treinamento, também, é uma exigência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que o serviço continue sendo prestado em São Ludgero”, observa.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber