Geral

Sistema de saúde é informatizado em Urussanga

A informatização vai interligar todo o sistema de saúde, ou seja, as oito Estratégias de Saúde da Família (ESF) presentes em Urussanga, o Caps, Farmácia Básica, Especialistas, Administração e todo o prédio da Secretaria de Saúde.

A Prefeitura de Urussanga, por meio da Secretaria de Saúde, investiu mais de R$ 300 mil na informatização do sistema de saúde do município. O objetivo é organizar os serviços, obter maior agilidade nos encaminhamentos e, principalmente, oferecer ferramentas para facilitar o controle dos usuários que procuram a secretaria. Na tarde desta quarta-feira, 08, ocorreu o lançamento da implantação da informatização na sede da Secretaria de Saúde, reunindo o prefeito Municipal, Luiz Carlos Zen, o secretário de Saúde e da Administração/Finanças, Luiz Antonio Fabro, vereadores, lideranças municipais, funcionários da secretaria e a comunidade em geral.

De acordo com Zen, a informatização vai trazer melhorias para toda a estrutura do sistema de saúde de Urussanga. “É uma questão fundamental que vai trazer muitos benefícios, facilitando a distribuição de exames laboratoriais e o cumprimento das metas”, ressaltou. Conforme o secretário Fabro, os investimentos na informatização serão contínuos. “À medida que os serviços de saúde forem ampliados, vamos continuar investindo. Será uma constante”, lembrou. Os benefícios ocasionados pela informatização do sistema vão desde a disponibilidade do funcionário, que terá mais tempo para atender a população, até o fato de o usuário sair de uma consulta com o retorno já agendado. “Teremos maior agilidade com o prontuário eletrônico, o que irá facilitar o dia-a-dia do funcionário”, pontua Fabro.

Além dos equipamentos que a Secretaria já dispunha, foram adquiridos mais 30 computadores, leitores de código de barras e impressoras. A internet será disponibilizada via rádio e os investimentos preveem ainda um cabeamento estruturado (já instalado), manutenção, suporte técnico e treinamento para os funcionários. A informatização vai interligar todo o sistema de saúde, ou seja, as oito Estratégias de Saúde da Família (ESF) presentes em Urussanga, o Caps, Farmácia Básica, Especialistas, Administração e todo o prédio da Secretaria de Saúde. A intenção é, posteriormente, interligar o Hospital Nossa Senhora da Conceição, os três laboratórios de análises clínicas e as três clínicas de fisioterapia presentes no município, informou o secretário de Saúde.

Colaboração: Diene Lemos/Assessoria Imprensa PMU