Tecnologia

Site falso do Detran é identificado

Foto: Divulgação

Na semana em que o Ministério Público Federal – MPF participou em diversos estados do Dia da Internet Segura, lembrado em 6 de fevereiro, um servidor da área de Tecnologia da Informação do MPF da Procuradoria da República no Município de Rio do Sul, em Santa Catarina, identificou uma página eletrônica cópia do Detran local.

O técnico Igor Santos notou que o site exibiu, no fim do uso, uma mensagem informando da necessidade de baixar um arquivo com o resultado de sua consulta. Imediatamente, ele entrou em contato com a Ciasc, empresa do Governo do Estado responsável pela página, com o Núcleo de Infraestrutura de Tecnologia da Informação – Nuiti e com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação – Ctic do MPF/SC para relatar o acontecido.

Constatou-se que era uma página falsa em função do oferecimento de arquivo executável e o endereço de domínio da página detran.sc.combr2018.info, que difere do site oficial do Detran/SC detran.sc.gov.br. A página, conforme os técnicos do MPF/SC, era exatamente igual a original, com exceção do endereço eletrônico.

Como o domínio do texto é internacional, é difícil tirá-lo do ar. Igor e os técnicos do MPF e da Ciasc conseguiram barrar que o Google aponte esse endereço falso como sendo o verdadeiro. Mas até a última sexta-feira (9), o endereço “fake”, registrado nos Estados Unidos pela empresa Domains By Proxy, continuava no ar. O site foi registrado no dia 5 deste mês, e só a empresa americana tem a identidade do responsável.

Entre os vários aspectos que permeiam a utilização segura da internet estão os chamados “códigos maliciosos” que, alertam os técnicos em Tecnologia da Informação e Comunicação do MPF/SC, são usados como intermediários e possibilitam a prática de golpes, ataques e envio de spam. Portanto, aconselham, é crucial que sejamos todos cuidadosos ao navegar em páginas suspeitas, e jamais baixar arquivos executáveis na rede institucional.

Cartilha – Veja no fascículo “Códigos maliciosos” da “Cartilha de Segurança para Internet” do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (cert.br), como tratar incidentes envolvendo redes conectadas à internet.

Colaboração: Comunicação Ministério Público Federal em SC

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Saiba como estão os serviços do Detran durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Santa Catarina está com os atendimentos presenciais suspensos desde o dia 18 de março

Governo do Estado lança a Operação Veraneio nesta segunda-feira

CNH digital já pode ser baixada no celular a partir desta quinta em Santa Catarina

O documento digital poderá ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo sem acesso à internet e pode ser compartilhado com até cinco pessoas.

Motorista que estourar limite de 20 pontos perderá carteira por pelo menos seis meses

Antes, a punição mínima era de um mês. Mudança valerá a partir desta quarta-feira (1º).