Poder Legislativo

Situação do bairro Nova Orleans é discutida na Câmara de Vereadores

A indicação nº 6/2015, de autoria do presidente da Câmara de Vereadores de Orleans, vereador Mario Coan (PSDB), foi amplamente discutida durante a sessão ordinária de segunda-feira (16). O presidente da Casa Legislativa indicou ao Poder Executivo melhorias no bairro Nova Orleans. Para fortalecer as solicitações, moradores do bairro se fizeram presentes na sessão. São sete as ações indicadas:

1. Providenciar colocação de grades de ferro nas bocas de lobos que ainda não possuem, pois põem em risco a vida das pessoas;

2. Providenciar a notificação aos proprietários que possuem lote sem construção para realizar a roçada e limpeza;

3. Determinar locais de parada de ônibus e colocar abrigos;

4. Determinar que a empresa responsável estabeleça transporte circular em dois horários aos moradores;

5. Providenciar a regularização de buraco na Rua Pedro Francisco Cardoso, onde existe um poste de rede elétrica com risco de queda;

6. Providenciar a numeração nas casas, de acordo com os padrões existentes, para que passe a existir o atendimento dos Correios;

7. Providenciar e estabelecer a data para a pavimentação da avenida que dá acesso ao laboratório do Samae e Cisam Sul SC.

O vereador Mario Coan justificou a indicação e garantiu ser possível realizar todas as melhorias. “O que se faz efetivamente para a população? Todo mundo sabe que tem gastos do cotidiano, como funcionário, luz e óleo diesel. Mas o planejamento vai dizer que, do volume total de recurso, usando com racionalidade, vai sobrar um valor e esse valor deve ser utilizado para investimento para a comunidade. Fora isso, todos nós nessa Casa, buscamos junto ao nosso deputado, os recursos extras para fazer a diferença em investimentos no município”, afirmou.

Para o vereador Antonio Dias André (PMDB), a situação ficará inviável, caso algo não seja feito logo. “Vamos fazer com que as coisas aconteçam. O bairro está muito habitado, se nós não ajudarmos o Executivo, não proporcionamos uma infraestrutura boa para aquele povo, daqui a uns dois ou três anos, ficará inviável morar lá”, destacou.

A vereadora Angela Maria Fenilli Bratti (PP), por sua vez, lembrou que esta não é a primeira vez que os moradores do bairro precisam se deslocar à Casa Legislativa para garantiu seus direitos. “Eu acho que a Secretaria de Administração está falhando e muito, é a segunda vez que vocês se fazem presentes aqui reivindicando os mesmos problemas. Eu me ponho à disposição para participar de uma comissão e ver, junto ao Poder Executivo, o que pode ser feito”.

O líder do Governo Municipal na Casa Legislativa, Valter Orbem (PSD), reconheceu as necessidades do bairro. “São justas as reivindicações e algo deve ser feito. Eu conversei com o prefeito e propus que fosse feito um levantamento de todas as ruas que são de compromisso da prefeitura resolver e que, a partir daí, se fizesse um cronograma de execução dessas obras. Mas, este não é o único loteamento com problemas. Então que seja feito um levante de todos e que se busque a solução junto aos loteadores”.

[soliloquy id=”114907″]