Esporte

Skatistas realizam mutirão de limpeza, em Tubarão

Cansados de esperar pela manutenção do local pelos funcionários da prefeitura, os atletas colocaram a ‘mão na massa’.

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

A nova pista de skate Estilo Plaza, em Tubarão, é considerada um lugar de encher os olhos pela maioria dos skatistas. O projeto foi desenvolvido pela secretaria de Urbanismo do município com uma área de 1.956 metros quadrados à disposição para receber atletas de toda a região, ser o palco de campeonatos e apresentação de profissionais. Porém, a relação com o local vai muito além das manobras para alguns praticantes que visualizam o espaço como algo sagrado. 

Na busca para a solução de um problema, os frequentadores que utilizam o espaço, inaugurado em março deste ano, resolveram se unir para promover um mutirão de limpeza neste sábado. A iniciativa contou com aproximadamente 15 pessoas, que retiraram os lixos nos arredores da pista, além de lavar todo o local.

De acordo com o vice-presidente da Associação Tubaronense de SkateBoard – ATSB, Roberto Souza, os lixos que se acumulam próximos à pista, em sua maioria, são recolhidos pelos jovens que frequentam o espaço. “Temos realizado a limpeza sempre, recolhemos os lixos e levamos a uma rua em que passa o caminhão, por aqui não tenho conhecimento de que é coletado. Como a via não é asfaltada, a pista enche de poeira”, explica o vice-presidente.

Roberto destaca que uma lombada na estrada próxima à pista é necessária. Conforme ele, muitos motoristas e motociclistas trafegam em alta velocidade pelo local. “Estamos preocupados, pois diversas crianças utilizam a pista, falta segurança para elas e também aos demais. Uma grade para separar a estrada e a pista é importante e a instalação de câmaras de videomonitoramento. Muitos passam por aqui para usar drogas e não queremos isso, o espaço é feito para o lazer, reunião de amigos e brincadeiras”, afirma. No próximo domingo, os skatistas farão manutenção na pista, eles deverão realizar uma nova limpeza e pintar alguns obstáculos.  

Com informações do Jornal Notisul