Geral

Sobrevoo de monitoramento avista 29 baleias em Santa Catarina

A observação aérea ocorreu ao longo da costa que compreende a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca

Divulgação

O primeiro monitoramento aéreo da temporada 2021 de baleias-francas em Santa Catarina foi realizado nesta quinta-feira (8) e registrou a presença de 29 baleias: 21 francas (Eubalaena australis) e 8 jubartes (Megaptera novaeangliae). A observação aérea ocorreu ao longo da costa que compreende a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, desde o sul de Florianópolis até Balneário Rincão, estendendo-se até Torres (RS). A ação é desenvolvida pelo Programa de Monitoramento de Cetáceos da SCPAR Porto de Imbituba e executada pela Acquaplan.

Dentre as francas avistadas, 9 eram pares de fêmeas com filhote e 3 adultos. O sobrevoo também registrou uma toninha (Pontoporia blainvillei). Para Gilberto Ougo, coordenador técnico do Programa de Monitoramento do Porto, “a quantidade de indivíduos avistados é muito positiva, visto que ainda estamos no início da temporada das baleias-francas em Santa Catarina”.

A quantidade de jubartes na região também chamou a atenção da equipe. “As jubartes são mais comuns entre os estados do Espírito Santo e da Bahia, onde encontram águas quentes e protegidas para a criação dos seus filhotes. No entanto, nas últimas temporadas foram registradas avistagens dessa espécie em outros estados, como São Paulo, Paraná e aqui em Santa Catarina”, explica Gilberto.

As principais áreas de concentração das baleias-francas foram nas praias da Ribanceira e Itapirubá, ambas em Imbituba, região onde historicamente tem sido observada a maior presença desses cetáceos dentro da APA.

A equipe de monitoramento aéreo, formada por três biólogos e um oceanógrafo, faz o censo e o registro da localização das baleias-francas, além de fotografá-las. As fotos serão utilizadas na identificação dos indivíduos adultos, somente possível através de calosidades que as francas possuem sobre a cabeça, únicas em cada indivíduo, como se fosse uma impressão digital.

O próximo sobrevoo do Porto de Imbituba ocorrerá em setembro, período em que deve ser observado um maior número de baleias-francas no litoral sul catarinense. O último monitoramento aéreo de 2021 está previsto para novembro, no fim da temporada.

O Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba

O monitoramento realizado anualmente pelo Porto de Imbituba integra o Plano de Controle Ambiental (PCA) da SCPAR Porto de Imbituba, Autoridade Portuária. Em sua 13ª edição, o trabalho abrange duas metodologias: monitoramento aéreo e terrestre. Por terra, a observação ocorre em pontos fixos nas enseadas das praias do Porto e da Ribanceira, entre os meses de julho e novembro.

O monitoramento da frequência dos cetáceos na região possibilita que o Porto estabeleça controles operacionais voltados à conservação da espécie. “O monitoramento de cetáceos realizado pela SCPAR Porto de Imbituba desde 2013 mostra aos portos do mundo que é possível haver o desenvolvimento das atividades portuárias de forma harmônica, cuidadosa e respeitosa com as espécies marinhas locais”, explica Camila Amorim, oceanógrafa e gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SCPAR Porto de Imbituba.

Durante a temporada, também é realizado o Procedimento Interno de Boas Práticas, que busca informar e conscientizar os comandantes e tripulações das embarcações que utilizam o Porto neste período sobre a possível presença das baleias-francas na região. A iniciativa é feita por meio de vídeo educativo, entrega de folhetos e cartazes nos navios, além da emissão de avisos para cuidados redobrados durante a navegação, caso constatada a presença de baleias.

Notícias Relacionadas

Conselho Regional de Medicina de SC orienta sobre regras para prescrição de canabidiol

Medicamentos com o princípio ativo só podem ser indicados para crianças ou adolescentes que tenham casos de epilepsias refratárias aos tratamentos convencionais

Gaeco prende servidora do meio ambiente de Cocal do Sul

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado esteve na cidade na manhã desta segunda-feira, 15

Homem atira em posto de combustível e vai preso em Araranguá

Outro envolvido foi preso por ter escondido a arma

Família é alvejada por tiros em Tubarão; bebê foi atingido

O bebê foi levado ao hospital e a mãe está em coma induzido; caso foi registrado na noite deste domingo, 14