Geral

Sobrevoo registra 42 baleias-francas entre Santa Catarina e RS

Monitoramento aéreo foi realizado nos dias 17 e 18 no litoral.

Divulgação

Um total de 42 baleias-francas (20 mães acompanhadas de filhotes e 2 adultas sozinhas) foram avistadas no monitoramento aéreo realizado nos dias 17 e 18 no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esse fo

o principal sobrevoo de monitoramento da Temporada 2020, já que setembro é o auge do período reprodutivo das baleias-francas, quando um maior número de indivíduos é registrado no litoral sul do Brasil. O próximo sobrevoo está previsto para novembro, no fim da temporada.

Intitulado expedição ProFRANCA, este sobrevoo foi uma ação conjunta do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba (SC) e do Projeto Franca Austral, realizado pelo Instituto Australis, com patrocínio Petrobras. Além do tradicional monitoramento que abrange a região da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, entre Torres (RS) e Florianópolis (SC), o percurso foi estendido e iniciou no município de Santa Vitória do Palmar, extremo sul gaúcho, percorrendo cerca de 1.000 km de costa até a cidade de Penha no litoral norte de Santa Catarina.

Dentro da área regularmente sobrevoada em anos anteriores, entre Florianópolis (SC) e Torres (RS), foram avistadas 30 baleias, sendo (15 mães acompanhadas de filhotes), um número menor que o observado em setembro do ano passado, quando foram avistadas 52 baleias no mesmo trecho.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

PRF prende foragido do sistema penal do RS com CNH falsa em Tubarão, na BR-101

Ele foi preso e encaminhado para a Polícia Federal de Criciúma.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.