Geral

Sol aparece, mas SC tem novo alerta para temporais nesta quarta-feira

O alerta da Defesa Civil tem início às 15h de quarta-feira (19) e é válido até às 18h desta quinta (20); ao longo do dia, o órgão deve emitir novas atualizações

Foto: Yasmin Mior

A quarta-feira (19) amanhece ensolarada em Santa Catarina. As nuvens diminuem e as temperaturas aumentam. Porém, ao longo da tarde, o tempo fecha e dá espaço para temporais e chuva intensa em todo o Estado.

O dia inicia com céu aberto e algumas nuvens em Santa Catarina. As máximas para esta quarta podem chegar aos 22°C na Serra, 26°C no Planalto Norte e variar de 24°C a 28°C nas demais regiões do Estado.

Chuva e alerta da Defesa Civil

Durante a tarde, uma área de baixa pressão favorece a ocorrência dos temporais pelo Estado. A chuva inicia no Extremo Oeste e se desloca para as demais regiões entre o final da noite e madrugada de quinta-feira.

Os temporais vem na forma de pancadas de chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Isso se deve pela formação de uma área de baixa pressão no litoral do Rio Grande do Sul, aliada ao ar quente e úmido vindo da região amazônica, com instabilidades climáticas na atmosfera.

O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos é considerado alto na área em laranja do mapa abaixo. Assim como moderado em amarelo e baixo em verde.

O alerta da Defesa Civil de Santa Catarina para os temporais e chuva intensa tem início nesta quarta-feira, às 15h, e vai até às 18h de quinta.

Quinta chuvosa

Na quinta-feira (20) o aprofundamento de uma nova área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul com influência do fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, presença de cavados em vários níveis da atmosfera, mantém as pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados.

Amanhecer terá temperaturas de 12°C a 16°C na porção central e 16°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 24°C a 29°C no Litoral, Vale do Itajaí e de 18°C a 23°C nas demais regiões.

Os ventos sopram de norte a noroeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de 40 a 60 km/h, no Grande Oeste, Planaltos e áreas do litoral.

Sexta deve melhorar

Na sexta-feira (21) a área de baixa pressão se desloca em direção ao oceano. Uma frente fria entre o Paraná e São Paulo deixa o dia com variação de nuvens, sol e chance de chuva isolada e temporais ainda mais isolados pelo Estado.

A partir da noite, a tendência é de gradual melhora nas condições do tempo. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais.

Amanhecer terá temperaturas de 11°C a 15°C na porção central e de 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 26°C a 30°C no Litoral, Vale do Itajaí e ficam de 18°C a 25°C nas demais regiões.

Os ventos sopram do quadrante norte, passando para sul a partir da noite, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, próximas de 50 km/h, em áreas do leste de Santa Catarina.

Confira as máximas e mínimas para está quarta:

  • Litoral Norte: 18°C/28°C;
  • Planalto Norte: 13°C/23°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 17°C/25°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 14°C/25°C;
  • Vale do Itajaí: 14°C/24°C;
  • Litoral Sul: 16°C/24°C;
  • Planalto Sul: 11°C/21°C;
  • Meio-Oeste: 13°C/23°C;
  • Oeste: 15°C/24°C;
  • Extremo Oeste: 14°C/24°C.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Epagri Ciram alerta para frio intenso em SC de quarta-feira a sábado

Todos as áreas do estado serão afetadas, sobretudo as áreas altas.

Tribunal de Justiça alerta para golpe de precatórios que registra 20 vítimas no Estado somente em 2020

Com os dados dos credores, uma quadrilha liga ou manda mensagem pelo aplicativo WhatsApp apresentando-se como funcionário do advogado da vítima, servidor do TJSC ou especialista que promete antecipar o pagamento mediante um depósito pelo serviço.

Cidasc alerta que comércio ambulante de mudas em Santa Catarina é proibido e deve ser denunciado

Essa proibição tem como objetivos, evitar a introdução de novas pragas no estado, bem como garantir a idoneidade das mesmas, contribuindo para o aumento da produtividade e da competitividade do setor agrícola catarinense.

Domingo será de sol em Santa Catarina