Geral

Sol e temperaturas ‘escaldantes’ antecedem temporais nesta quinta-feira em SC

A presença de sol e temperaturas altas proporcionam ingredientes necessários para a formação de temporais isolados e chuva intensa em Santa Catarina

Foto: Divulgação/ND

As temperaturas seguem altas! Nesta quinta-feira (8), o tempo deve contar com sol e variação de nuvens do Grande Oeste aos Planaltos na maior parte do dia, e intercalando com presença de nuvens na metade Leste catarinense.

Contudo, a Defesa Civil ressalta que a tarde e à noite, o aquecimento combinado à disponibilidade de umidade, fornece condições para a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Ainda, o boletim meteorológico da Pasta informa que as chuvas e temporais devem ocorrer com mais intensidade nas regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e no Alto e Médio Vale do Itajaí.

Nas demais áreas a chuva deve ocorrer de maneira fraca e bem isolada, porém não se descarta algum temporal isolado também, conforme o órgão.

Temperaturas podem atingir 38°C nesta quinta-feira em Santa Catarina

As temperaturas mínimas variam entre 11°C e 17°C entre os planaltos e no Meio-Oeste e marcam entre 18°C e 23°C no restante do Estado. À tarde, as máximas oscilam entre 27°C e 31°C nos planaltos, Litoral Norte e na Grande Florianópolis e marcam entre 30°C e 38°C nas demais regiões.

Sexta-feira com predomínio de sol no Estado

Na sexta-feira (9) o dia inicia com predomínio do sol no Grande Oeste e com sol entre nuvens na metade Leste do Estado, segundo a Defesa Civil. Ainda, ao longo da manhã o sol passa a predominar em todas as áreas até metade da tarde.

A partir dai, a disponibilidade de calor e umidade na atmosfera facilita a formação de nuvens, que provocam pancadas de chuva e temporais bem isolados, principalmente no Grande Oeste, Planalto Sul e no Litoral Sul.

As mínimas variam entre 19°C e 24°C no Oeste, Extremo Oeste e nas áreas costeiras e marcam entre 13°C e 20°C nas demais regiões. As máximas oscilam entre 30°C e 36°C no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral Sul e variam entre 24°C e 30°C no restante do Estado.

E como fica o tempo para o final de semana?

O sábado (10), será mais um dia de muito sol e calor em todas as regiões de Santa Catarina. O dia inicia com maior cobertura de nuvens no Litoral, mas que se dissipam nas primeiras horas da manhã, quando o sol passa a predominar em todo o Estado, afirma a Defesa Civil.

As chances de ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados diminuem em relação aos dias anteriores, mas ainda assim há possibilidade de chuva principalmente nas áreas mais ao Sul do Estado.

As temperaturas mínimas variam entre 20°C e 24°C no Oeste, Extremo-Oeste e na costa, marcando entre 12°C e 20°C nas demais áreas.

As máximas marcam entre 28°C e 33°C do Meio-Oeste ao Litoral e oscilam entre 33°C e 38°C nas outras regiões.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Domingo e segunda-feira com tempo firme em todo o Estado

Entre o domingo (11) e a segunda-feira (12), as condições para formação de pancadas de chuva e temporais isolados devem diminuir mais ainda, e em função disso o sol predomina em todo o Estado, intercalando com alguns períodos em que a nebulosidade aumenta.

Com informações do ND+

 

Notícias Relacionadas

Serra registra mínima de -8°C e pelo menos 17 cidades de SC têm temperaturas negativas; FOTOS

Menor temperatura foi registrada em Urupema. Pelo menos outras 16 cidades do estado haviam registrado temperaturas negativas, segundo a Defesa Civil, neste domingo (4).

Temperaturas voltam a subir nesta segunda-feira e SC tem previsão de chuva rápida

A partir da tarde, irá ocorrer a passagem de uma frente fria no Sul e no Litoral.

Domingo será de sol em Santa Catarina

Sexta-feira tem previsão de sol em SC e temperaturas de até 27°C nas regiões Sul e Oeste

Algumas nuvens baixas e nevoeiros podem aparecer no início da manhã.