
Foto – Divulgação
Hoje, dia 20 de junho, teve início no Brasil e nos demais países do hemisfério sul o solstício de inverno, que marca o começo de uma nova estação, caracterizada por ser a mais fria do ano. Nessa época, um dos hemisférios da Terra passa a receber uma quantidade menor de luz solar ao longo dos dias, em comparação ao solstício de verão. O dia do solstício de inverno é conhecido por ter a noite mais longa e o dia mais curto do ano.
Esse fenômeno está diretamente relacionado à combinação entre o movimento de translação da Terra ao redor do Sol e a inclinação do seu eixo. Por conta disso, em dois momentos distintos do ano, o Sol se posiciona mais distante da linha do Equador , que divide o planeta ao meio, e mais próximo de um dos trópicos: o de Capricórnio ou o de Câncer.
Quando os raios solares incidem com maior intensidade sobre o Trópico de Câncer, no hemisfério norte, essa região entra no verão. Consequentemente, o hemisfério sul inicia o inverno. No hemisfério norte, o solstício de inverno ocorre entre os dias 21 e 22 de dezembro. Já no hemisfério sul, como no Brasil, ocorre em 20 ou 21 de junho, exatamente seis meses depois.
No Brasil, o solstício de inverno acontece entre os dias 20 e 21 de junho, já que a maior parte do território está situada no hemisfério sul. Durante essa estação, diversas massas de ar polar chegam ao país, provocando quedas de temperatura, principalmente na região Sul, onde os termômetros podem marcar cerca de 5 °C em áreas mais baixas e até valores negativos em regiões montanhosas. No Centro-Oeste e no Norte, o inverno costuma ser mais seco e ameno, com baixos índices de chuva.
Fonte consultada:
GUITARRARA, Paloma. “Solstício de inverno”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/solsticio-de-inverno.htm. Acesso em 20 de junho de 2025