Economia

Solteiros lideram índice de inadimplentes

De 18 a 25 anos, os solteiros realizam as primeiras compras e acabam gerando dívidas

O consumo exagerado é considerado um grande problema de sustentabilidade. Segundo dados do vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Henrique Vargas, mais de 50% de inadimplentes do sul do estado são pessoas solteiras. Especialistas confirma o problema. “Os solteiros consomem mais porque ainda não têm uma renda fixa e possuem um mundo de possibilidades”, afirma o economista Cristoffer Medeiros.

De acordo com Vargas, o índice de inadimplentes da região sul de Santa Catarina é maior no mês de janeiro e está na faixa etária de 18 a 45 anos. “Em dezembro, os inadimplentes recebem o 13º salário e ao invés de fazerem uma poupança, quitam as dívidas”, explica. Segundo Vargas, no começo do ano o índice aumenta porque há dívidas que se concentram, como por exemplo, o IPTU, a compra de material escolar devido a voltas às aulas, e os gastos com viagens que as pessoas costumam fazer neste período.

Os dados levantados pelo vice-presidente da CDL de Criciúma apontam que, pessoas solteiras gastam mais, e consequentemente devem mais. “Os solteiros, normalmente são pessoas de 18 a 25 anos. Hoje em dia, os mais novos, independente da classe social, não são treinados para pagar contas em dia”, diz. E ainda explica que nesta idade as pessoas estão vulneráveis a desejos e a necessidades de realizarem as primeiras compras. “Normalmente pessoas desta idade ganham pouco. Querem comprar o primeiro carro, ou moto, têm desejos e vontade de comprar, e pronto. Está feito o estrago”, comenta o economista.

Segundo matéria do Portal Satc, Cristoffer Medeiros dá uma pequena dica para as pessoas controlarem seus gastos e conseguirem guardar um pouco de dinheiro. “A regra é as pessoas fazerem três perguntas, se a resposta for sim para as três, aí ela pode comprar”, conta. As três perguntas são:

1-  Eu quero isto, de verdade?

2-  Eu preciso disso?

3-  Eu posso?

Mariana Noronha