Geral

Som dos Pássaros: projeto de Design conecta vivências através da cerâmica

Alunos do curso de Design da UniSatc promove interação com os participantes do projeto ‘Cerâmica além da visão’

Foto – SATC

O curso de Design da UniSatc se uniu ao projeto ‘Cerâmica além da visão’ em uma ação integradora. A partir da atividade ‘Som dos Pássaros’, realizada pela 7ª fase da graduação de Design, surgiu a ideia de interação com os deficientes visuais que fazem parte do projeto.

Uma das idealizadoras da ação integradora é a professora de Processos Cerâmicos do curso de Design, Morgana Nuernberg Sartor Faraco. “Nas aulas temos um projeto chamado ‘Som dos Pássaros’, que foi realizado durante esse semestre. Em parceria com a Olaria das Artes, tivemos uma aula com a argila onde aprendemos a confeccionar pássaros que emitem som”, explica a professora.

Após a experiência inicial dos acadêmicos, surgiu a ideia de transformar o projeto em uma extensão. Replicando a aprendizagem da técnica para as turmas do projeto ‘Cerâmica além da visão’. “A turma escolhida, foi a do grupo de cerâmica aqui da Satc. Eles atuam na confecção de cerâmicas na instituição há 17 anos, e essa era uma técnica que eles ainda não conheciam. Então viemos com a proposta e os incluímos nesse projeto de extensão”, ressalta Morgana.

As aulas foram organizadas previamente para o período da tarde, assim os acadêmicos puderam organizar seus horários para estarem presentes no momento da interação. “Essa matéria em si, com todos os trabalhos, é muito legal. E nesse projeto do Canto dos Pássaros, tivemos a experiência de sentir como é o processo de cerâmica e experimentar novas coisas. Além do envolvimento com pessoas PCD que tem sido muito especial, porque são pessoas que superam as limitações e criam coisas incríveis”, enfatiza a acadêmica de design, Maria Eduarda Nascimento.

Cerâmica além da visão

Inicialmente o projeto foi desenvolvido por professores do curso de Design e Cerâmica Artística, que viram a possibilidade de criar um programa para pessoas com deficiência visual. “O projeto nasceu através do entendimento que a falta da visão não seria um obstáculo para que os alunos aprendessem técnicas de modelar. A partir disso, o projeto iniciou com os alunos desenvolvendo peças cerâmicas, sendo utilitárias e decorativas”, relata o professor de aulas complementares de cerâmica, Josimar da Cruz.

Mesmo os alunos mais antigos do projeto estão aderindo à nova atividade junto aos acadêmicos de Design. Marilete Valentin Cândido, faz parte do grupo desde sua fundação. “Essa confecção dos pássaros é diferente e está muito linda, estou amando. Faço parte do projeto desde o começo, entrei não saí mais”, declara.

Notícias Relacionadas

Motorista perde controle e colide em barranco na SC-110 em São Joaquim

Condutora sofreu ferimentos leves e foi encaminhada ao hospital; pista estava molhada no momento do acidente

Homem agride ex e quebra carro ao descumprir medida protetiva em Criciúma

Agressor foi preso após desferir um soco no rosto da vítima e arremessar uma garrafa no para-brisa do veículo

Golpe no caixa eletrônico termina em luta e prisão no centro de Içara

Homem foi flagrado trocando o cartão de uma idosa e acabou detido por populares; a Polícia investiga participação de outros envolvidos

Alerta de ventania! Previsão do tempo marca dias de vento e chuva na região Sul de SC

Semana chuvosa da continuidade a temperaturas amenas na faixa dos 13 °C a 22 °C; Defesa civil alerta para rajadas de vento de até 60 km/h na cidade de Criciúma e região