Saúde

Sombrienses mostram que são solidários doando sangue

Foto: Ana Acordi

Foto: Ana Acordi

O Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) de Criciúma veio no município de Sombrio ontem, 10, para realizar coleta de sangue na população voluntária. A coleta aconteceu durante o dia inteiro na Unidade de Saúde Básica do bairro Januária. Cada doador doava aproximadamente 450ml de sangue.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Sombrio em parceria com o Hemosc que realiza todos os anos a coleta de sangue. De acordo com a Secretária de Saúde Gislaine Dias, isso acaba contribuindo para manutenção do estoque de sangue do Hemocentro e também possibilita a doação de pessoas que tem vontade, mas não tem condições de se deslocar até Criciúma.

Luciane Zanelatto Henrique foi doar sangue pela primeira vez. “Eu sempre quis doar, mas nunca tive coragem de vir. Quem me aconselhou a vir foi meu médico, pois meu sangue é O- e sempre precisam deste sangue”, disse. Ela ainda conta que ficou muito feliz com o ato que realizou. “Hoje eu ainda recebi duas mensagens dizendo que tem duas crianças precisando de sangue. É muito bom poder colaborar sabendo que vou ajudar a salvar outras vidas”, disse.

A doação é rápida, leva em média quinze minutos. Porém todos os interessados em doar têm que passar por uma triagem, responder algumas perguntas para ver se realmente está em boa condição de saúde para realizar a doação.

Este ano é a segunda vez que o Hemocentro de Criciúma se desloca para a Unidade de Saúde do bairro Januária. Desde 2013 o posto de saúde recebe o Hemosc duas ou três vezes por ano, uma parceria que já vem há anos com o município. 

Conforme a responsável pelo Setor de Captação de Doadores do Hemosc, Maria Regina Buettner todos os tipos sanguíneos são importantes. “Com estas coletas conseguimos equilibrar o nosso banco de sangue e ajudar 28 hospitais e clínicas da região”, afirmou.

O movimento foi intenso durante o dia no posto de saúde. Ao todo foram distribuídas 100 senhas sendo coletadas mais de 60 bolsas de sangue.

Colaboração: Ana Acordi