Saúde

Sommeliers de vacina: 66 pessoas que tentaram escolher imunizante da Covid vão para fim da fila em Criciúma

Decreto assinado na última semana determinou ação punitiva

Divulgação

Criciúma já puniu 66 pessoas que tentaram escolher o fabricante da vacina contra Covid-19. Um decreto assinado pelo prefeito do município do Sul de SC, Clésio Salvaro (PSDB), na última semana, colocou no fim da fila da imunização os “sommeliers”.

Segundo o decreto, quem se recusar a ser vacinado com o imunizante disponível tem que assinar um termo de responsabilidade. Caso a pessoa não queira se identificar, dois profissionais da saúde fazem a notificação do caso.

Dados da prefeitura localizaram 841 pessoas que se recusaram a tomar vacina desde o início da campanha de vacinação. Esse foi um dos motivos para a elaboração do decreto punitivo.

– O Sistema Único de Saúde (SUS) é muito claro, tem que ter igualdade de todos. Por que um vai esperar determinado tipo de laboratório e o outro vai vacinar? – disse o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande em entrevista.

Outra medida também foi adotada para barrar os “sommeliers da vacina”. Foi estabelecido um prazo de cinco dias para que as pessoas chamadas para a vacinação procurem os postos. Quem não justificar o motivo da ausência no período também será colocado no final da fila.

Vacinação em Criciúma

Até quinta-feira (8), 92.270 receberam a primeira dose da vacina contra Covid. Mais de 73 mil pessoas no município já completaram o esquema vacinal. Os dados são da prefeitura de Criciúma.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

PF prende em Araranguá falsificador de cédulas foragido há 5 anos

O homem de 54 anos foi preso quando viajava de carro para o Rio Grande do Sul; polícia apreendeu R$ 23 mil que estavam no veículo.

Previdência: os capítulos finais da reforma em Santa Catarina

Comissões Técnicas recebem nesta terça-feira (3) votos vista dos deputados que desejam mudanças no relatório preliminar.

SC amanhece com temperatura abaixo de -4ºC e geada

Temperatura mais baixa no amanhecer foi de -4,24ºC em Urupema.

Homem é assassinado a tiros dentro de casa em Araranguá

Trio foi abordado em um carro e um homem confessou o assassinato; duas armas foram apreendidas.