Geral

Sonho da casa própria perto de se tornar realidade para cem famílias fumacenses

Foto: Marciano Bortolin

Foto: Marciano Bortolin

Ter uma casa própria, cultivar um jardim, um quintal, ter um espaço para ver os filhos brincando, correndo, continua sendo um dos maiores, senão o maior sonho dos brasileiros. Um sonho que está perto de se tornar realidade para cem famílias de Morro da Fumaça. E o melhor, sem se endividar, e ainda sem se preocupar em adquirir um terreno, já que o local será cedido pela prefeitura.

Tudo isso está se tornando possível depois do encontro do vereador, Raimundo Marques, o Mundi (PMDB), o prefeito Agnaldo Maccari, o Nado, e o secretário de saúde Miguel Zaccaron Darolt, ambos do PSD, com o diretor presidente da COHAB/SC, Ronério Heiderscheidt na sede da COHAB/SC, em Florianópolis. “São melhorias que vêm para ajudar os fumacenses. É nosso dever estar sempre em busca do bem estar de nossa comunidade”, disse o vereador.

Terreno cedido

A busca pela construção destas moradias começou na semana passada, quando Mundi e Nado, acompanhados do presidente da Câmara Ademar Bertan (PSDB) e a primeira dama Adriana Cesconeto, estiveram na sede da COHAB/SC em busca de informações sobre os programas do Governo.

Com os dados em mãos, restou voltar à Capital do Estado esta semana para viabilizar o projeto e começar transformar o sonho em realidade.

O terreno cedido pelo prefeito para a construção destas casas foi adquirido na administração anterior e está localizado às margens da Rodovia Genésio Mazon, no Distrito de Estação Cocal. “A princípio disponibilizamos dois hectares, mas se for necessário temos mais quatro hectares neste mesmo local que também poderão ser utilizados para a mesma finalidade”, comentou Maccari, acrescentando que a fila de espera por uma residência própria na cidade ultrapassa as cem famílias.

Vistoria e elaboração do projeto

O presidente da COHAB/SC apresentou uma nova modalidade do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, que prevê a construção de casas de 41m² a serem pagas em parcelas de R$29 mensais. “80% do caminho é ter o terreno, os outros 20% é construir as casas, ou seja, Morro da Fumaça já trilhou 80% deste caminho. Vamos nos esforçar para, se tudo correr bem, começar a construção das unidades até o final do ano”, salientou Ronério.

O secretário de saúde, Miguel Zaccaron Darolt também avaliou a conquista do município. “Boa moradia também é sinal de boa saúde. Não podemos medir esforços na busca de melhorias para os fumacenses”, falou.

Agora os técnicos da COHAB/SC farão uma vistoria no terreno para, posteriormente, elaborar o projeto.

Colaboração: Marciano Bortolin