Geral

Startup incubada no Colearning Satc ganha prêmio internacional de design

Estúdio Biologique foi premiado na categoria Produto de Cozinha com uma releitura do tradicional filtro de barro para água

Foto Divulgação

A startup Biologique, incubada no Colearning Satc, foi destaque no IF Design Award de 2024. O produto que levou o prêmio foi uma releitura do tradicional filtro de barro usado para servir água. O prêmio é realizado desde 1954 e é considerado um dos mais importantes de design no cenário mundial.

A Biologic teve destaque na categoria Produto de Cozinha diante de um júri com 132 membros, composto por especialistas independentes do mundo todo. O filtro de barro recebeu destaque entre quase 11 mil projetos inscritos, de 72 países diferentes.

A startup é comandada pela designer Alessandra Casagrande e o arquiteto Gelcy Torquato. Incubada no Colearning Satc, desde 2022 a empresa oferece um conceito inovador para suas criações, conhecido como design biofílico, colocando a natureza no centro do palco.

Segundo Torquato, o as peças são produzidas artesanalmente, uma a uma, com um design contemporâneo e exclusivo. Cada peça é numerada e traz a identificação das pessoas que nelas trabalharam, o que gera uma conexão única entre o produto e o processo.

“Apresentamos uma reinterpretação do filtro de argila. Feito em cerâmica branca, que não deixa gosto na água, não cria mofo e é fácil de limpar. O design contemporâneo ressignifica o design tradicional brasileiro, desbloqueia e potencializa seu uso em ambientes urbanos, ganha novos espaços de uso e contribui para a redução do uso de embalagens plásticas. Tem efeitos benéficos para a saúde e para o ambiente”, explica o CEO.

A startup tem o intuito de criar conexões da vida contemporânea com o ambiente natural. “Acreditamos que, mesmo estando em um apartamento no centro de uma metrópole, é possível beber uma água refrescante e restauradora, como se a água tivesse sido extraída, com um pote de cerâmica, em uma manhã luminosa de primavera, de uma fonte no meio da florestal”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Criciúma marca apresentação do atacante Sassá

Sassá tem 31 anos e estava no Amazonas

Criciúma conhece datas do duelo contra o Bragantino

Tigre e Bragantino jogarão duas partidas em maio pela Copa do Brasil

Ceia da Quinta-Feira Santa: A última refeição realizada entre Jesus e seus discípulos

Homem é atacado por enxame de abelhas e leva cerca de 300 picadas em Lauro Müller

Ocorrência mobilizou equipe do SAMU, que precisou utilizar extintor para conter os insetos durante o resgate