Saúde

STF mantém descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

Quantia de 40 gramas diferencia usuários de traficantes da droga

Foto – Divulgação

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (14) manter a íntegra da decisão da Corte que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal e fixou a quantia de 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes.

O Supremo julga, no plenário virtual, recursos protocolados pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público de São Paulo para esclarecer o resultado do julgamento, que foi finalizado em julho do ano passado.

Até o momento, oito ministros seguiram o voto do relator, ministro Gilmar Mendes. Na semana passada, no início do julgamento virtual, o relator votou pela rejeição dos recursos.

Além de Mendes, os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Edson Fachin, André Mendonça, Luiz Fux e Cristiano Zanin votaram no mesmo sentido. A deliberação virtual será encerrada às 23h59.

Não legaliza

A decisão do Supremo não legaliza o porte de maconha. O porte para uso pessoal continua como comportamento ilícito, ou seja, permanece proibido fumar a droga em local público.

O Supremo julgou a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006). Para diferenciar usuários e traficantes, a norma prevê penas alternativas de prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo.

A Corte manteve a validade da norma, mas entendeu que as consequências são administrativas, deixando de valer a possibilidade de cumprimento de prestação de serviços comunitários.

A advertência e presença obrigatória em curso educativo foram mantidas e deverão ser aplicadas pela Justiça em procedimentos administrativos, sem repercussão penal.

Notícias Relacionadas

Incêndio de grandes proporções atinge Paróquia de Treze de Maio

Fogo mobilizou cinco viaturas do Corpo de Bombeiros na manhã deste domingo (11), no Centro do município; causa e extensão dos danos ainda não foram confirmadas.

Suspeito de matar ex-companheira e outro homem é preso em Balneário Arroio do Silva

Homem de 53 anos foi localizado após bater o carro contra um muro na rodovia entre Araranguá e o município; vítimas foram encontradas mortas em via pública.

Mulher escapa de tentativa de roubo após ameaça com faca em São Ludgero

Vítima, de 39 anos, caminhava pelo bairro Madre Tereza quando foi abordada por um homem em uma motocicleta que exigiu seu celular.

Morre aos 74 anos o ex-vereador Albertino Pereira Ramos, em Jaguaruna

Liderança do Balneário Camacho, ele atuou na Câmara Municipal entre 1993 e 1996 e ficou conhecido pela defesa dos pescadores e das demandas da comunidade.