Política

STJ autoriza quebra de sigilo telefônico do governador Raimundo Colombo

Quebra é referente a período de 2012 a 2015. Delações da Odebrecht mencionam pedido de dinheiro para campanha do governador.

Foto: Reprodução/RBSTV

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a quebra de sigilo telefônico do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. A autorização é referente à investigação sobre um suposto pedido de contribuição de R$ 2 milhões em caixa 2 para campanha ao governo do estado, conforme delação de ex-executivos da Odebrecht. As informações são do G1SC

Por meio de sua assessoria de imprensa, o governador Raimundo Colombo disse que “apoia totalmente a decisão”. “É uma forma de esclarecer todos os fatos”, afirmou o governador.

Conforme o STJ, a quebra do sigilo é válida pelo período de 1º de junho de 2012 a 28 de fevereiro de 2015. Além do governador, o ex-secretário da Fazenda Antônio Gavazzoni e o ex-secretário de Comunicação Ênio Branco terão o sigilo quebrado no mesmo período, informou o STJ.  Os executivos Fernando Reis e Paulo Roberto Welzel, da Odebrecht, delatores do suposto repasse, também tiveram quebra de sigilo autorizada. O ministro do STJ Luis Felipe Salomão declarou que a quebra do sigilo telefônico dos investigados é essencial para que se possa “identificar eventual comunicação entre os agentes e a confirmação de sua localização nas datas e períodos apontados”.

Delação do ex-diretor da Odebrecht Ambiental, Fernando Cunha Reis

O ex-diretor da Odebrecht Ambiental Fernando Cunha Reis afirmou que foi apresentado a Raimundo Colombo, na época senador, em um jantar no apartamento de Ênio Branco, atual diretor da Celesc, em 2010.

Disse que, no mesmo ano, Colombo pediu R$ 2 milhões em contribuição de campanha não contabilizada, em um encontro na sala VIP do Aeroporto de Congonhas.

Nessa ocasião, falou do interesse em fomentar a participação do setor privado na Celesc, nos portos e no setor de saneamento.
O delator informou que Colombo recebeu o codinome Ovo na operacionalização do pagamento por parte da Odebrecht

Notícias Relacionadas

Por unanimidade, Sexta Turma do STJ decide soltar Temer e coronel Lima

Ele está preso preventivamente desde 9 de maio em São Paulo, no âmbito da Operação Lava Jato

STJ concede liminar e manda soltar deputado João Rodrigues

A decisão também permite que o deputado se candidate à reeleição. O prazo para registro de candidaturas vence nesta quarta (15).

Governo do Estado anuncia contratação de 1.084 novos policiais militares

Os novos policiais militares são os excedentes do último concurso da categoria realizado em SC, pelo qual já foram chamados 711 aprovados.

Governador Colombo e vice Moreira cumprem agenda nesta quarta-feira no Sul do Estado

Primeiro compromisso está agendado para 10h15min, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Içara.