Geral

Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas de Içara é referência na região

Araranguá se espelha em Içara para implantar modelo

As importantes ações desenvolvidas pela Administração Municipal de Içara, por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, são referência na região. Na tarde de hoje (31) uma equipe da prefeitura de Araranguá, que implantou neste ano a Subsecretaria na cidade, visitou a sede do órgão público içarense para buscar informações e conhecer a proposta.

“Implantamos a Subsecretaria há pouco menos de duas semanas. Temos informações positivas do trabalho realizado em Içara e estamos buscando experiências”, explicou o secretário de Assistência Social e Habitação Eduardo Merencio (Chico). “Viemos conhecer a estrutura da subsecretaria e também de comunidades terapêuticas para que nosso projeto obtenha êxito, assim como em içara”, emendou a Subsecretária de Políticas Sobre Drogas araranguaense, Saionara de Araujo Pessoa.

O subsecretário içarense, Padre Eloir Borges, explicou o andamento das atividades, apresentou a estrutura física e profissional, e descreveu que este trabalho tem quer feito por todos. “Em Içara a sociedade aceitou a proposta, o poder público abraçou a idéia e a equipe, que trabalha com o apoio total da secretaria de Saúde e ainda conta com as parcerias das secretarias de Assistência Social e de Educação, desempenha seu trabalho com muita dedicação”, afirmou acrescentando que anteriormente cada setor fazia a sua parte e as coisas caminhavam a passos lentos. “Agora o trabalho é feito em conjunto”.

Padre Eloir ainda destacou que o projeto tem como ponto fundamental a educação com ações de orientação e prevenção. “As internações são necessárias. Atendemos e estamos encaminhado quem nos procura, mas o trabalho de orientação e prevenção é fundamental. Também contamos com a relevante parceria do programa municipal DST/HIV/AIDS porque as situações caminham juntas. Temos no momento 300 portadores de HIV em tratamento e a maioria é usuário de drogas”, salienta.

A Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas de Içara atende com uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, enfermeiro, professor de Educação Física e secretária que faz o pré-atendimento; e terá incorporado à equipe os serviços de psiquiatria e assistência social. Pela equipe também foi formado o grupo de apoio a familiares de usuários de álcool e drogas com encontro ocorrendo mensalmente até o ano passado. Neste ano os encontros serão realizados a cada quinze dias.

Saionara agradeceu a recepção e afirmou voltar para casa munida de informações que ajudarão Araranguá a desenvolver também um trabalho de sucesso. “As informações obtidas aqui nos servirão de experiência para também desenvolvermos um bom trabalho. Obrigada”. Também participaram do encontro a primeira dama de Araranguá Rose Maciel e a secretária Executiva de Saúde Rosane Kochhann.

Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI