Geral

Sul-catarinenses apreensivos com a tempestade Isaac

Família de criciumense fez estoque de água e enlatados para enfrentar a tempestade

Dezenas de sul-catarinenses que residem no estado da Florida, nos EUA, passaram o final de semana apreensivos com a passagem da tempestade tropical Isaac. Na casa do professor criciumense, Jesus Antônio Uriarte, que lecionou por muitos anos na Unesc, essa segunda-feira foi de retirada das proteções das janelas. “O vento foi forte, mas a tempestade já passou por aqui”, conta Jesus, que está há seis anos em Miami.

Na residência, o domingo foi para estocar mantimentos. Só de água mineral, a família comprou 64 litros, sem contar os enlatados de feijão, atum, presunto e bolachas. “Muitas coisas nunca havia comprado, como os tantos litros de água”, relata. Vários supermercados amanheceram nesta segunda-feira com algumas prateleiras quase varias.

Com filho pequeno, ele conta que as aulas foram suspensas nessa segunda. O correio não abriu, assim como as agências bancárias. “Todo o serviço do governo fechou hoje por conta da tempestade”, diz.

Conforme matéria do Portal A Tribuna, Miami saiu do estado de alerta, segundo o professor. “Meu pai mora na região de Cayos da Flórida. Lá a tempestade passou forte, mas não deixou grandes estragos”, comenta.

A partir dessa segunda, o estado de emergência segue na Louisiana, que em 2005 foi devastado pelo furacão Katrina. De acordo com o portal G1, o Centro Nacional de Furacões previu que a tempestade deve se tornar um furacão de categoria 2 antes de chegar à terra. Às 15h (horário de Brasília), o Isaac estava com ventos de 100 quilômetros por hora.