Clima

Sul do Estado é a maior preocupação para os próximos dias

No Sul são esperados até 400 milímetros até o fim de semana

Foto: Reprodução Diário Catarinense

Foto: Reprodução Diário Catarinense

A confirmação de chuva forte em Santa Catarina entre terça e quarta-feira reforça o estado de atenção no Estado para o período entre hoje e sábado. Com índices que ultrapassam os 100 milímetros no Oeste, a preocupação da Defesa Civil também se volta para outras regiões próximas à divisa com o RS como o Sul, onde são esperados até 400 milímetros até o fim de semana. O número é o equivalente a chover 400 litros em um metro quadrado.

Conforme reportagem do jornal Diário Catarinense, a previsão da Epagri/Ciram, que foi confirmada ontem com volumes expressivos em cidades como Mondaí e Chapecó — com 114 e 92 milímetros, respectivamente —, aponta para a confirmação da formação de um sistema de baixa pressão, seguida de um ciclone extratropical. A partir de hoje a chuva deve se intensificar em todo Estado, principalmente na faixa entre a Grande Florianópolis e o Sul, onde devem cair até 120 milímetros em 24 horas.

O volume esperado para Santa Catarina em todo mês de junho é de 80 a 170 milímetros. Diante da perspectiva para os próximos dias, reuniu-se ontem à tarde o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) do Estado, composto por entidades que atuam na resposta a eventos climáticos. Em estado de atenção, a Defesa Civil faz avaliações constantes da previsão do tempo e repassa as informações para os municípios:

"Se a previsão se confirmar com os volumes esperados, geramos alertas de evacuações e abertura de abrigos. Tudo isso está no plano de contingência", explicou o secretário estadual de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Caso se confirmem os volumes previstos no Sul do Estado, o hidrólogo da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda, afirma que a enchente é inevitável. Por outro lado, com o solo encharcado, principalmente no Planalto Norte e Vale do Itajaí por conta das chuvas do começo do mês, atenta-se para a necessidade de cuidados com deslizamentos. No Planalto Norte, aliás, ainda há cinco cidades com alagamentos.

"A gente vem com uma previsão desse evento (chuva em grande quantidade) pelo quarto dia consecutivo muito parecida, mostrando uma coerência. Temos experiência que para SC isso indica uma probabilidade muito grande de ocorrer", ressaltou a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, sobre a possibilidade de haver uma alteração na previsão do tempo.

Até ontem, nenhuma ocorrência havia sido registrada no Sul. Entretanto, o coordenador da Defesa Civil na região, Rosinei da Silveira, destaca que a possibilidade de alagamentos é certa e todos os alertas e orientações permanecem mantidos. O pedido do órgão estadual é que os moradores de todas as regiões fiquem atentos aos deslizamentos e alagamentos. Diante de qualquer ocorrência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo 199.