Política

Suplementação de verba é aprovada pelos vereadores em Braço do Norte

Executivo queria que projeto tivesse sido aprovado na semana passada

A polêmica criada em torno do fato do presidente da câmara de vereadores de Braço do Norte, Jordão Walter Santana (PP), não colocar o projeto de suplementação orçamentária da prefeitura na ordem do dia na segunda-feira passada, chegou ao fim. Ontem (17) o texto foi analisado e aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Segundo Jordão, na última sessão a matéria chegou apenas as 19 horas na Casa. “Todos os projetos devem receber o parecer das comissões até as 16 horas para poder entrar na ordem do dia. O texto da suplementação recebeu o parecer às 19h30min, ou seja, a sessão já havia começado. Por isso não foi votado naquele dia”, justificou o presidente em entrevista ao jornal Notisul.

O valor de R$ 880 mil será utilizado no pagamento dos salários de parte dos funcionários da secretaria de educação da prefeitura. Segundo Jordão, os vereadores não podem votar contra ou deixar de analisar uma proposta que beneficie os servidores municipais e a população de Braço do Norte.

“Não tenho nada contra o prefeito (Vânio Uliano – PP) e não fiz nada em resposta a algum projeto que não foi aprovado. Apenas segui o que manda a lei”, sustenta o presidente, até como forma de rechaçar aos comentários sobre um projeto de aumento das diárias dos motoristas da prefeitura.

O filho de Jordão atua nesta função e seria beneficiado com o aumento. “Não participei da votação (do projeto de aumento das diárias) justamente porque meu filho é funcionário público. Além disso o projeto era para reduzir a diária em 50% e não aumentar. A proposta partiu da Mesa Diretora da Casa e foi aprovado sem o meu voto”, lembra Jordão.

Contas em Dia

Neste fim de ano, a Câmara de Vereadores fechou as contas em dia. Conforme o presidente Jordão Santana, todos os funcionários receberam os salários e 13º e as contas estão pagas. Cerca de R$ 260 mil foram devolvidos à prefeitura.

Apesar de muitas câmaras já terem encerrado o ano, em Braço do Norte ainda está prevista duas sessões extraordinárias para votação do orçamento. “O projeto chegou hoje (ontem) e por isso será necessário sessões extras”, explica Jordão. Os encontros extraordinários no município não são remunerados.